Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TV 3.0

Nova versão da TV digital aberta terá segmentação de conteúdo; entenda

Imagem com foto de uma antena de telecomunicações
TV aberta terá possibilidade de exibir comerciais diferentes para cada perfil de telespectador (foto: Reprodução)

Imagina se você estiver assistindo a um programa na TV aberta, e no momento em que entrar o intervalo comercial, for exibido uma propaganda de um produto alinhado com suas preferências? Ou até mesmo um programa de acordo com o seu perfil de telespectador? Essa será uma nova experiência que está sendo estudada para implantação na televisão gratuita. O novo recurso vai possibilitar que os canais lineares, como Globo, Record e SBT, se tornem mais fluidos e sejam capazes de comutar de forma transparente entre conteúdos de diferentes origens, seja pela TV aberta ou internet, sem nenhuma descontinuidade.

De acordo com Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, as adaptações e extensões do DTV Play para o projeto TV 3.0, que já está na fase 3, permitirão que as emissoras façam a segmentação de conteúdo, oferecendo programações ou comercializações alternativas pela internet, de acordo com o perfil e os interesses do telespectador. “A ideia é unir e potencializar o alcance da TV aberta e a flexibilidade da internet. Será possível comutar de forma transparente entre os conteúdos mais populares que são transmitidos para todos de forma aberta pelo ar e os conteúdos personalizados que são transmitidos sob demanda pela internet”, explica o especialista.

O sinal de TV aberta transmitido pelo ar, independente da conexão do televisor com a internet, vai permitir uma maior segmentação geográfica, fazendo o reuso do mesmo canal em diferentes estações transmissoras, com diferentes conteúdos locais da mesma rede. “Isso vai beneficiar especialmente quem vive fora dos grandes centros, que poderá ter acesso a mais programações de relevância local através da TV aberta, favorecendo o desenvolvimento da cultura, dos esportes, das artes e do jornalismo locais”, complementa o profissional.

“Com essas novas possibilidades, tanto anunciantes quanto emissoras têm potencial para entregar conteúdos diversos, ganhando vantagens com a inovação. Para os anunciantes, abrem-se diversas novas janelas de exibição, com opções de menor custo do que as atualmente disponíveis em televisão aberta, devido à maior segmentação geográfica do sinal aberto transmitido pelo ar e devido à personalização do conteúdo transmitido sob demanda pela internet”, explica o Fórum SBTVD.

As emissoras terão a possibilidade de oferecer conteúdo de maior qualidade e relevância para os telespectadores, ao mesmo tempo em que favorece a sustentabilidade econômica da oferta do serviço de televisão aberta e gratuita ao oferecer novas janelas comerciais. “Com a oferta de novas janelas de exibição de publicidade, inclusive com opções de menor custo do que as atualmente disponíveis em televisão aberta, espera-se um aumento, com maior capilaridade e diversificação, dos investimentos publicitários em televisão, que serão acessíveis a anunciantes de todos os tipos e tamanhos”, diz Luiz Fausto. As mudanças estão previstas para chegar aos telespectadores em 2024, com o lançamento da TV 3.0.

Leia mais