Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
QUANTO MAIS MEXE, MAIS FEDE

Encrenca é enxotado por rivais e novo elenco marca pior ibope da história

Gretchen e Marcelo Barbur na estreia do novo Encrenca
Gretchen e Marcelo Barbur, o Beby, fazem parte do novo elenco do Encrenca (foto: Reprodução/RedeTV!)

Determinada a provar que nada é tão ruim que não possa piorar, a RedeTV! decidiu fazer mais uma reformulação no Encrenca. Apenas cinco meses depois de mudar radicalmente a formação do humorístico após a súbita demissão dos integrantes originais, a emissora optou por virar o formato de pernas para o ar e transformou o programa, calcado pelo entrosamento do elenco e pelos vídeos da internet, em uma versão de baixíssimo orçamento da primeira versão televisiva do Pânico (2003-2017). O resultado: a atração reestreou marcando o pior ibope de toda a sua história.

De acordo com os índices prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a primeira noite do novo Encrenca marcou média de 0,6 ponto e ficou na sexta colocação em sua faixa horária. O debut de Marcelo Barbur, Gretchen, Narcisa Tamborindeguy e Tokinho teve menos público do que os piores desempenhos dos antigos elencos da atração: a trupe liderada por Tatola Godas, que comandou o programa entre 2014 e setembro de 2021, teve a sua menor audiência na noite de 29 de junho de 2014, com 0,9 ponto de média.

Antes da estreia da formação de apresentadores mais aleatória da televisão brasileira, o Encrenca estava sendo comandado por um quinteto composto por Victor Sarro, Júlio Cocielo, Viny Vieira, Fernanda Keulla e Caio Pericinoto. O grupo, demitido da atração por nunca terem conseguido vencer o Perrengue na Band, anotou a sua pior performance em 2 de janeiro deste ano, ocasião em que a produção de programas inéditos já havia sido descontinuada, com 0,7 de média. Eles, no entanto, não tinham a alavanca de João Kleber e entravam no ar após pegadinhas reprisadas.

Além de ter afugentado parte dos poucos telespectadores fiéis que restaram da primeira troca de apresentadores, o novo elenco do dominical da RedeTV! sequer conseguiu manter a audiência deixada pelo programa do veterano: mesmo transmitido em um horário com menos televisores ligados, das 18h30 às 19h44, o João Kleber Show marcou média de 1,2 ponto e ficou em quinto lugar, superando Cultura (0,7) e Record News (0,5). Em seu último minuto, o eterno apresentador do Teste de Fidelidade marcava 2,1, apenas sete décimos a menos do que o 3º Tempo, da Band.

Pouco mais de meia hora depois do início da estreia do novo Encrenca, às 20h17, a RedeTV! já havia perdido 81% de seu público e registrava 0,4 ponto — índice que é arredondado para o traço absoluto. Ao decorrer de seu horário completo, das 19h45 às 23h05, a atração conseguiu a proeza de ser superada por uma série de emissoras que habitualmente tem menos audiência do que o canal de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho: foram superados por 127 minutos por Record News, Cultura e Gazeta.

Na média, Marcelo Barbur, Gretchen, Narcisa Tamborindeguy e Tokinho ficaram em sexto lugar. O quarteto foi superado pela Globo (20,0), Record (9,4), SBT (6,7), Band (3,3) e Gazeta (0,7), mas venceram a Record News (0,5), Cultura (0,4) e a TV Brasil (0,3).

Leia mais