Um ano depois, Amor de Mãe volta ao ar sem conquistar o público

Regina Casé interpreta Lurdes em Amor de Mãe: novela não chamou a atenção do público (foto: Reprodução/TV Globo)
Regina Casé interpreta Lurdes em Amor de Mãe: novela não chamou a atenção do público (foto: Reprodução/TV Globo)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quase um ano depois da suspensão de Amor de Mãe, em 21 de março de 2020, a Globo voltou a ter um folhetim inédito na faixa das nove da noite. A emissora apostou na conclusão da novela de Manuela Dias para a retomada de sua dramaturgia pós-início da pandemia de Covid-19 e decidiu que a trama terá 23 capítulos em sua segunda fase, chegando ao fim na noite de 9 de abril. Ao menos em sua reestreia, o público não se interessou pela conclusão das histórias de Lurdes, Thelma e Vitória.

Dados prévios da Grande São Paulo apontam que a novela das nove voltou ao ar com média de 33,0 pontos e teve um pico de 35,1 às 22h17 — é uma queda de 8% em relação ao obtido por A Força do Querer nas últimas quatro segundas. Diferentemente do que acontecia com a história de Bibi Perigosa e com Fina Estampa, o folhetim não conseguiu ter a sintonia de nem metade dos televisores ligados na faixa horária: de cada 100 aparelhos, 53 estavam assistindo outras emissoras ou escolheram ficar na companhia de plataformas de vídeo on demand .

Amor de Mãe, por sinal, sequer se beneficiou da boa performance do Jornal Nacional. O principal noticioso da Globo foi turbinado pelo anúncio do novo titular do Ministério da Saúde e marcou média de 31,0 pontos, a sua segunda melhor marca em 2021 — William Bonner e Renata Vasconcellos alcançaram pico de 33,1 em seu último minuto no ar, às 21h25. Quatro minutos depois, às 21h29, a Globo marcava 30,1 pontos.

Ao todo, seis milhões e 777 mil telespectadores acompanharam o retorno da novela assinada por Manuela Dias. O resultado foi superior ao obtido pela reestreia de A Força do Querer (31,0), mas bem inferior ao registrado no retorno de Fina Estampa, que registrou 35,4 pontos em 23 de março de 2020, quando o Brasil também enfrentava duras medidas de isolamento social para debelar o avanço da Covid-19.

Na Grande São Paulo, cada ponto de audiência representa a sintonia de 76.555 domicílios e 205.377 pessoas na respectiva emissora. O TV Pop divulgará o resultado consolidado da reestreia de Amor de Mãe, assim como o índice dos principais programas da televisão brasileira, na manhã de terça-feira (16).

Leia mais