Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
RECORDE DE AUDIÊNCIA

Jovem Pan atinge maior ibope da sua história com motociata de Bolsonaro

Foto de Jair Bolsonaro em sua motociata, exibida pela TV Jovem Pan
Motociata de Jair Bolsonaro turbinou audiência da Jovem Pan News (foto: Divulgação/Agência Brasil)

A Jovem Pan News teve uma sexta-feira (15) histórica no quesito audiência: benquista pelos apoiadores de Jair Bolsonaro, a emissora modificou boa parte de sua programação para fazer uma extensa cobertura sobre a motociata organizada por correligionários do Presidente da República. O acompanhamento da mobilização envolvendo o político fez com que a rede suplantasse a GloboNews e liderasse o ibope entre os canais de notícias no Painel Nacional de Televisão durante 1h28min não consecutivos, de acordo com os dados prévios aferidos pelo Ibope.

O levantamento obtido pela reportagem do TV Pop aponta que o desempenho atípico da Jovem Pan na faixa matinal e no horário do almoço foram responsáveis por levar a emissora ao seu dia de maior audiência desde a estreia, em 27 de outubro de 2021, com média de 0,3 ponto entre 7h da manhã e meia-noite no acumulado das 15 principais regiões metropolitanas do país. O índice foi apenas 0,1 inferior ao resultado obtido pela GloboNews, que marcou 0,4 na mesma faixa, e também representa o mesmo da soma de Record News (0,1), BandNews TV (0,1) e CNN Brasil (0,1).

A rede liderada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, ficou durante quase quatro horas ininterruptas com a cobertura da motociata: o canal de notícias entrou no assunto às 9h45, ainda durante o Jornal da Manhã, e só voltou a abrir espaço para intervalos às 13h37, na edição vespertina do Headline News. Depois de uma pausa de apenas 45 segundos, a emissora foi mais uma vez para o assunto e assim permaneceu até às 14h40, quando o tema foi trocado por uma entrada ao vivo sobre uma mudança no staff da pré-campanha presidencial de João Doria.

Os maiores crescimentos da Jovem Pan News foram obtidos justamente nos horários que tiveram sua programação habitual suspensa para a cobertura da manifestação a favor de Jair Bolsonaro: entre 10h e 11h30, na faixa habitualmente destinada ao Morning Show, a emissora teve uma alta de 150% na comparação com as últimas quatro sextas-feiras. No mesmo recorte, o canal teve um incremento de 471% das 11h30 às 13h (espaço ocupado por atrações esportivas). O Prós e Contras, formato vespertino de análise, foi majoritariamente destinado ao tema e dobrou seus índices.

A mais prejudicada com o crescimento do canal de notícias de Tutinha foi a CNN Brasil. Habitualmente vice-líder entre os noticiosos da TV por assinatura, a autoproclamada “maior do mundo” só conseguiu superar a caçula do segmento durante a edição do CNN 360º (0,3 a 0,1 ponto), que concorreu com reprises na Jovem Pan. Todos os outros formatos ficaram atrás ou empataram: CNN Money (0,0 a 0,1), Novo Dia (0,1 a 0,2), Live CNN Brasil (0,1 a 0,4), Visão (0,2 a 0,3), Expresso (0,1 a 0,3), Primetime (0,1 a 0,2), Jornal da CNN (0,1 a 0,1), WW (0,1 a 0,1) e Agora CNN (0,0 a 0,1).

Leia mais