A participação de Vera Magalhães na edição desta quinta-feira (18) do Jornal da Cultura virou motivo de polêmica nas redes sociais. A jornalista minimizou a importância de hospitais do nordeste para dar mais a importância a uma fonte no Hospital Sírio Libanês, citada por ela durante um comentário sobre a ameaça de colapso do sistema de saúde do Brasil. “São gastos com coisas desnecessárias e ineficazes, e sabidamente ineficazes, como sei lá quantas toneladas de cloroquina que foram importadas e fabricadas pelo exército, que seguem aí encalhadas. E o presidente segue dizendo pra fazer o tratamento precoce, quando tá faltando o básico”, começou a apresentadora do Roda Viva.
“Eu conversei com um médico hoje do Sírio Libanês. Não é de um hospital lá no meio do nordeste ou hospital público, não, é um hospital de elite, da capital do principal estado do Brasil. E ele falou ‘Vera, nós estamos intubando pacientes no leito de semi intensiva, no quarto. Isso é barbárie. Isso é colapso no principal hospital particular da cidade de São Paulo”, concluiu ela.
Na internet, dezenas de pessoas reproduziram o comentário controverso de Vera Magalhães e acusaram a jornalista de estar sendo xenofóbica com o nordeste, além de ter sido elitista ao tentar maximizar a importância de hospitais particulares no combate ao Covid-19. A jornalista, que também é comentarista da CBN e colunista de O Globo, ainda não se manifestou sobre o assunto em seu perfil no Twitter, que virou alvo de uma enxurrada de críticas — ela, porém, segue normalmente na rede social falando sobre as notícias do dia e sobre o Big Brother Brasil.
Assista ao comentário da apresentadora do Roda Viva no Jornal da Cultura, disponível a partir de 40min02seg da íntegra do telejornal:
Veja algumas das publicações feitas no Twitter sobre o comentário de Vera Magalhães:
aí sério, Vera Magalhães não consegue NÃO SER xenofóbica https://t.co/zLiEIflQXV
— patroa filha de sambucky tfatws is coming (@kokobopx) March 19, 2021
Vera Magalhães sendo xenofobica é o grande “de onde a gente não esperava nada, é daí que não vem nada mesmo”
— PSICOPATO (@0800mundo) March 19, 2021
Decidimos apagar o post com a fala xenofóbica contra o Nordeste, da jornalista Vera Magalhães, porque rolaram CENTENAS de comentários e xingamentos machistas e misóginos contra ela.
Não se combate um preconceito com outro, não apoiamos esse tipo de postura.— Bora Conversar Política (@BCPolitica) March 19, 2021
A imagem da nossa desgraça. Respeite o Nordeste e todos os profissionais de saúde atuando na região pic.twitter.com/SCHmz6fQrg
— Wilson Saiki (@wsaikijr) March 19, 2021
O que essa jornalista fez tem nome.
— Reumalho (@reumalho) March 19, 2021
Verinha, você não acredita que os médicos do Nordeste possam ser profissionais competentes? O que te leva a compará-los, de forma tão depreciativa,com médicos de São Paulo? Qual o parâmetro para classificá-los como médico qualquer em comparação com os médicos tucanos de SP?
— Dani Antunes (@DaniAnt25021367) March 19, 2021