Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
AUDIÊNCIAS DE ABRIL

Mudança fracassa e SBT tem pior ibope da história pelo 4º mês seguido

Foto do apresentador Silvio Santos nos estúdios do SBT
Audiência do SBT mudou pra pior com mudanças de Silvio Santos (foto: Reprodução/SBT)

O SBT continua com sérias dificuldades para voltar a chamar a atenção dos telespectadores. Dessa vez, a emissora de Silvio Santos apostou todas suas fichas na extinção do Bom Dia & Cia depois de quase três décadas no ar, com a escalação do Primeiro Impacto para a faixa das 6h da manhã ao meio-dia. O fim do tradicional programa infantil, aliado ao término da faixa de telejornalismo ao vivo na madrugada, não foram bem recebidos pelo público: a rede perdeu ainda mais audiência e teve o pior ibope de sua história pela quarta vez consecutiva.

Nas 24 horas de abril, foram apenas 3,03 pontos de média — uma queda de 4,1% na comparação com março, quando o SBT já havia tido o seu pior desempenho pela terceira vez seguida. De acordo com o levantamento obtido pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a Globo liderou (como habitual) entre as emissoras abertas, com média de 12,17 pontos, seguida pelos 3,88 da Record. A Band pontuou 1,04, enquanto a RedeTV! (0,32 ponto) foi seguida de perto por TV Brasil (0,28) e Record News (0,21).

Entre as grifes da televisão por assinatura, o topo do gênero continuou sendo do Viva (0,18): o canal de reapresentações da Globo, no entanto, sofreu com uma atípica aproximação do AXN, que marcou 0,16 ponto de média. Na disputa dos esportivos, o SporTV e a ESPN empataram com 0,14 de média, com vantagem tangencial para a emissora mantida pela líder de audiência, por 0,41% a 0,39% das TVs ligadas no Painel Nacional de Televisão.

Por fim, o mês de abril reservou uma surpresa na disputa dos canais de notícias: a Jovem Pan News conseguiu suplantar a CNN Brasil pela primeira vez. Ambas empataram com 0,04 ponto de média, mas a novata levou a melhor e ficou na 34ª posição, com a preferência de 0,13% dos televisores ligados, enquanto a auto-proclamada “maior do mundo” garantiu a sintonia de 0,12% dos aparelhos, na 37ª colocação.

A seguir, confira o ranking completo de audiência das emissoras comerciais nas 24 horas de abril no PNT:

Globo12,17
Record3,86
SBT3,03
Band1,04
RedeTV!0,32
TV Brasil0,28
Record News0,21
Cultura0,20
Viva0,18
10ºAXN0,16
11ºGloboNews0,15
12ºMultishow0,14
13ºSporTV0,14
14ºESPN0,14
15ºRede Vida0,11
16ºUniversal TV0,11
17ºPremiere Clubes0,10
18ºDiscovery Channel0,10
19ºDiscovery Kids0,10
20ºCartoon Network0,10
21ºMegapix0,10
22ºTNT0,09
23ºGloob0,07
24ºDiscovery Home & Health0,07
25ºSpace0,06
26ºGazeta0,06
27ºSporTV 20,05
28ºWarner0,05
29ºGNT0,05
30ºTelecine Action0,05
31ºStar Channel0,05
32ºDiscovery ID0,05
33ºComedy Central0,05
34ºJovem Pan News0,04
35ºHistory0,04
36ºNickelodeon0,04
37ºCNN Brasil0,04
38ºTelecine Pipoca0,04
39ºTelecine Premium0,04
40ºTNT Séries0,04
41ºTLC0,04
42ºCNT0,04
43ºDiscovery Turbo0,04
44ºFX0,03
45ºNick Jr.0,03
46ºAnimal Planet0,03
47ºESPN40,03
48ºCanal Brasil0,03
49ºNational Geographic0,03
50ºCartoonito0,03
51ºParamount Network0,03
52ºCinemax0,03
53ºSony Channel0,03
54ºStudio Universal0,02
55ºTV Novo Tempo0,02
56ºBandNews TV0,02
57ºTelecine Fun0,02
58ºGloobinho0,02
59ºDisney Channel0,02
60ºA&E0,02
61ºAMC0,02
62ºPremiere 20,02
63ºTelecine Touch0,02
64ºSporTV 30,02
65ºESPN20,02
66ºRIT0,02
67ºFood Network0,02
68ºHGTV0,02
69ºCinecanal0,01
70ºH20,01
71ºPremiere 30,01
72ºHBO0,01
73ºBandSports0,01
74ºMTV0,01
75ºTelecine Cult0,01
76ºE!0,01
77ºLifetime0,01
78ºHBO20,01
79ºTV Escola0,01
80ºTV Câmara0,01
81ºTBS0,01
82ºTV Senado0,01
83ºESPN30,01
84ºTCM0,01
85ºSyFy0,00
86ºTerra Viva0,00
87ºShoptime0,00
88ºFox Sports 20,00
89ºPremiere 40,00
90ºAgro+0,00
91ºFutura0,00
92ºSabor & Arte0,00
93ºFilm & Arts0,00
94ºTravel Box Brazil0,00
95ºArte 10,00
96ºPremiere 50,00
97ºMusic Box Brazil0,00
98ºPremiere 60,00
99ºPremiere 70,00
100ºTV Justiça0,00
101ºPremiere Mosaico0,00

Cada ponto representa 713.821 telespectadores e 258.821 domicílios sintonizados na respectiva emissora. A tabela leva em consideração todos os canais que contam com o serviço de aferição de audiência da Kantar Ibope Media. Os dados, porém, foram obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado.

Leia mais