Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
OS IMIGRANTES

TV Brasil compra novela da Band e estreia nova faixa de novelas

Imagem com foto dos atores Altair Lima, Othon Bastos e Rubens de Falco
Os atores Altair Lima, Othon Bastos e Rubens de Falco; novela Imigrantes vai inaugurar nova faixa de novelas da TV Brasil (foto: Divulgação/TV Brasil)

Novela produzida e exibida pela Band em 1981, Os Imigrantes vai inaugurar uma nova faixa de folhetins na TV Brasil, emissora pública do governo federal. A trama estreia na próxima segunda-feira (9) e será exibida de segunda a sábado, às 18h, antes da programação jornalística do canal. A rede pública também mantém uma outra faixa de novelas, às 20h, com a produção A Escrava Isaura (2004), da Record.

Segundo a TV Brasil, a emissora adquiriu os direitos de exibição de Os Imigrantes depois da repercussão positiva de folhetins anteriores –a empresa já exibiu a história bíblica Os Dez Mandamentos (2015), também da Record. O contrato de licenciamento permite exibir a novela em sinal aberto e fechado, pelas afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), pela TV Brasil Web e pelo aplicativo TV Brasil Play. A novela tem horário alternativo na madrugada, à 01h15.

Segundo Glen Valente, diretor-presidente da EBC, a novidade reforça o empenho institucional em oferecer programação de qualidade para o cidadão brasileiro. “A transmissão da novela Os Imigrantes atende ao interesse da empresa em promover atrações nacionais que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas. O alcance de novos públicos é um dos objetivos da exibição de obras que atravessam gerações como as novelas escolhidas pelo canal para sua grade”, afirma o executivo.

Com 190 capítulos, Os Imigrantes reúne elenco de astros para revelar os desafios dos estrangeiros ao chegar em território nacional no final do século XIX. Os atores Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima vivem personagens homônimos, mas de países distintos. Os protagonistas interpretam um italiano, um português e um espanhol chamados Antônio.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins, a obra teve sua primeira exibição entre 1981 e 1982 na Band. O folhetim foi uma das obras que marcaram a carreira do novelista, também autor da versão original de Pantanal (1990) na TV Manchete, que atualmente conta com adaptação assinada por Bruno Luperi no horário das 21h da Globo.

A história é desenvolvida em cinco fases, com passagens de tempo entre os capítulos, e mudanças em núcleos do elenco. A narrativa ganhou sequência com o subtítulo Terceira Geração para completar a história das famílias que se estabeleceram no Brasil. A redação da etapa final da trama com o enredo que envolve os acontecimentos com os descendentes dos imigrantes foi elaborada por Renata Pallottini e Wilson Aguiar Filho. Essa etapa da produção de dramaturgia foi supervisionada por Antônio Abujamra e Antonino Seabra.

Leia mais