Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVELA DE 1988

Globo desistiu da reprise de Vale Tudo por imagem ruim e Regina Duarte

Imagem com foto da atriz Regina Duarte
Regina Duarte interpreta Raquel, protagonista de Vale Tudo; Globo desistiu de reprisar a novela por causa da imagem ruim e a presença da atriz no elenco (foto: Reprodução/Globo)

Clássico escrito por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004), a novela Vale Tudo (1988) foi cogitada pela Globo para ocupar o lugar de O Clone (2001) no Vale a Pena Ver de Novo. No entanto, de acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a emissora optou por descartar o folhetim por causa da qualidade ruim da imagem e por ter sido protagonizada por Regina Duarte, que abriu mão do contrato fixo com a empresa para integrar o governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020.

Segundo a publicação, Vale Tudo e A Favorita (2008) eram as única tramas escolhidas pela Globo para entrar na vaga da história de Gloria Perez, que está em seus últimos capítulos. Após analisar alguns detalhes, a líder de audiência decidiu escolher a novela que marcou a estreia de João Emanuel Carneiro no horário das 21h, conforme adiantou o TV Pop com exclusividade antes do anúncio oficial. O público comemorou a escolha pela saga de Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) nas redes sociais.

Antes de decidir o próximo título do Vale a Pena Ver de Novo, a Globo encomendou um estudo de viabilidade técnica da novela Vale Tudo para sua curadoria de conteúdo. O relatório demorou um mês para ficar pronto e só foi entregue no mês passado. No parecer, foi constatado que a qualidade do vídeo da novela que discutia a realidade do país não era compatível com os padrões mínimos de exibição na TV aberta. O documento considerou que a obra tinha a imagem “muito escura” e que poderia espantar o telespectador do canal.

Um outro ponto considerado pela Globo para desistir da reprise da novela do final dos anos 1980 foi o espaço que a protagonista Raquel, interpretada por Regina Duarte, tinha na história. A artista passou a ser “esquecida” pela emissora desde que ela renunciou ao contrato a longo prazo com a rede para aceitar o cargo de secretária especial da Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em março de 2020. Desde então, os programas evitam falar dela na TV aberta e até mesmo de mostrá-la em imagens de arquivo. Disponível no catálogo do Globoplay desde maio de 2020, essa será a primeira reprise de A Favorita na televisão.

Leia mais