Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LÍDER ISOLADA

Globo tem mais audiência diária que emissoras concorrentes somadas

Imagem com foto do jornalista William Bonner na redação do Jornalismo da Globo no Rio de Janeiro
William Bonner na redação da Globo no Rio de Janeiro; emissora tem mais audiência diária que as concorrentes somadas (foto: Globo/Victor Pollak)

Odiada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, a Globo mantém uma larga vantagem contra suas principais concorrentes na disputa pela preferência dos telespectadores. Um levantamento de dados de audiência da região metropolitana de São Paulo, entre os dias 2 e 8 de maio, apontou que a líder anota diariamente índices maiores que a soma de Record, SBT, Band e RedeTV!.

De acordo com informações do jornalista Vinícius Andrade, do site Notícias da TV, o melhor desempenho da Globo em audiência foi na quarta-feira (4), quando marcou 15,5 pontos de média/dia (das 7h à meia-noite) e teve 17% de vantagem em relação às concorrentes. Somadas, Record (5,8), SBT (4,2), Band (2,4) e RedeTV! (0,5) ficaram com 12,9 de média.

A Globo tem uma diferença maior contra as concorrentes entre segunda e sábado, quando mantém uma folga sempre acima dos 2,0 pontos de média. No domingo, único dia da semana em que o SBT consegue superar a Record, a diferença para as outras redes cai e fica entre 12,6 e 12,5. Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.

A Record tem registrado média/dia na casa dos 5 pontos, o que garante ao canal de Edir Macedo a vice-liderança de audiência na principal metrópole do país. No entanto, até janeiro deste ano, a emissora ficava acima dos 6 e, no segundo semestre de 2021, tinha média/dia na casa dos 7 pontos. A queda nos números se deve ao fracasso da série bíblica Reis, que passa longe do sucesso de audiência de Gênesis (2021).

Em crise de audiência desde 2020, o SBT vive neste ano o seu pior momento. A rede de Silvio Santos raramente consegue vencer a barreira dos 4 pontos de média/dia. Na segunda-feira (16), a programação das tardes terá mudanças, com a estreia de novas faixas de novelas, para tentar reverter a situação.

A Band mantém o quarto lugar na disputa pela preferência dos telespectadores e chega a incomodar a terceira colocada em alguns horários, principalmente durante a exibição dos programas esportivos da hora do almoço. Já a RedeTV! tem disputado público com emissoras nanicas como Cultura, Gazeta e TV Brasil. Por lá, o único programa que passa de 2 pontos é o vespertino A Tarde é Sua.

Leia mais