Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
O QUE PODE E NÃO PODE

Globo impõe regras para funcionários e artistas nas eleições de 2022

Imagem com foto do apresentador William Bonner
William Bonner durante apresentação do Jornal Nacional; Globo avisou funcionários sobre o comportamento nas eleições (foto: Reprodução/Globo)

Com a proximidade das eleições presidenciais, a Globo já começou a alertar seus atores e apresentadores sobre as regras da emissora em relação a posicionamentos políticos. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a líder de audiência afirmou que “não apoia qualquer candidato” e que sua “política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade e isenção”.

Em conversa com a publicação, o canal explicou que os funcionários não podem “se candidatar ou integrar campanhas” de quaisquer candidatos ou partidos políticos se estiverem no ar em alguma atração. No entanto, as regras não impedem que os artistas declarem seus votos publicamente, como em entrevistas ou eventos. Recentemente, o ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, marcou presença no casamento do ex-presidente e atual pré-candidato Lula (PT).

Os que os artistas não podem fazer é vincular seus posicionamentos à empresa. Como exemplo, o canal usou o caso dos atores, que não podem fazer associações dos personagens que interpretam em uma novela ou série a um candidato ou partido político. Apresentadores dos canais da Globo também não têm permissão para traçar paralelos políticos diretos em relação aos seus programas.

“Não existe uma proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, mas elas têm que ser feitas no âmbito privado do talento e não podem comprometer a percepção do público sobre a isenção da empresa”, detalhou a Globo em comunicado enviado ao jornal.

O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para acontecer em 1º de outubro de 2022, um domingo. Caso haja segundo turno, o pleito acontecerá no dia 30 do mesmo mês. Nesses dias, serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional. As eleições para governadores e vice-governadores estatais, Assembleias Legislativas Estatais e Câmara Legislativa do Distrito Federal ocorrerão na mesma ocasião.

Leia mais