Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Documentário original Globoplay, Cercados é selecionado para o Festival HotDocs

Documentário foi gravado em parceria com o Jornalismo da Globo (foto: Divulgação/Globo)
Documentário foi gravado em parceria com o Jornalismo da Globo (foto: Divulgação/Globo)

O documentário Cercados, produção original Globoplay em parceria com o Jornalismo da Globo, foi selecionado para o festival canadense HotDocs, um dos mais relevantes do gênero no mundo, que começa no dia 29 de abril.

Com direção de Caio Cavechini, que assina o roteiro com Eliane Scardovelli, a produção será exibida no programa Systems Down do evento, que evidencia a luta de cidadãos contra sistemas opressores, e também participa da disputa na categoria Escolha do Público.

Cercados foi lançado em dezembro de 2020 e está disponível no Globoplay. A produção foi gravada no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus e Fortaleza, e mostra os desafios da cobertura da imprensa no primeiro ano da pandemia de covid-19 no Brasil.

São registros de hospitais lotados, cemitérios beirando o colapso, a movimentação na área de imprensa do Palácio da Alvorada, além das reuniões de pauta de grandes veículos de comunicação do país.

“É uma honra estar em um dos maiores eventos do cinema documentário do mundo. Ao mesmo tempo, é triste saber que a história que estamos levando pela primeira vez a uma plateia internacional não é o registro de um passado recente, mas de um presente doloroso”, diz o diretor Caio Cavechini.

Destaque entre os festivais de cinema, HotDocs credencia documentários para a corrida ao Oscar. Cercados é uma das quatro obras brasileiras selecionadas para o evento.

Leia mais