Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TEVE QUE TOMAR REMÉDIO

Suzana Pires revela machismo e sofrimento nos bastidores da Globo

Imagem com foto da atriz Suzana Pires
Suzana Pires desabafou sobre os preconceitos que sofreu nos bastidores da Globo (foto: Reprodução)

Suzana Pires revelou que viveu situações de machismo e sofrimento durante reuniões no departamento de teledramaturgia da Globo. Na época em que foi contratada da emissora, ela apresentou projetos de novelas e séries, mas se surpreendeu com os inúmeros retornos negativos que recebia do seus trabalhos, todos eles rejeitados pela líder de audiência. A artista relacionou os fatos ocorridos ao fato de ser mulher.

“Tive que começar a checar a minha capacidade, porque a minha autoestima já estava em frangalhos. Eu pensava: será que foi um golpe de sorte? Você esquece que tem 20 anos de carreira, estudou, que trabalhou igual a um camelo. Tive que tomar remédio. Isso me tirou o chão, porque você entrega uma coisa e tudo está ruim”, desabafou ela entrevista ao colunista Leo Dias, do portal Metrópoles.

Em 2016, ela assumiu a autoria da novela Sol Nascente depois que o autor principal, Walther Negrão, ficou doente e se ausentou. Suzana Pires lembrou que fez história por ser a primeira atriz e dramaturga da Globo, mas que mesmo assim não se sentiu reconhecida na empresa.

“Ouvi do interlocutor que eu tinha três problemas: o primeiro é que eu era muito alegre, o segundo é que, com essa alegria, eu conseguia que a equipe fizesse tudo que eu queria. Terceiro era que com isso eu acabava pulando processos. Não tinha muito uma explicação, essa foi minha última reunião como autora”, afirmou ela, que teve três sinopses de folhetins recusadas pela Globo. Segundo ela, a rede carioca não concordava com sua “visão de mundo”.

Suzana relatou que foi alertada por um colega nas reuniões para não usar calça jeans e camisetas curtas. Em vez disso, ela deveria vestir roupas que cobrissem o corpo, sem “mostrar a bunda”. “[Disseram] ‘Você está muito ativista, e a gente não gosta disso’. Às vezes em reunião só tinha eu de mulher, e pediam para eu pegar um cafezinho. Já cheguei em reunião na Globo e falaram: você é a Suzana Pires autora? Achei que era homônima. ‘Como uma autora de novela vai postar uma foto de biquíni?’ Não postava. Só quando acabou o contrato. Sem ressentimento, mas agora não cubro mais minha bunda”, criticou.

Leia mais