Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Morre o ator João Acaiabe, de Chiquititas e Segundo Sol, aos 76 anos

O ator João Acaiabe não resistiu ao Covid-19 e morreu aos 76 anos (foto: Reprodução)
O ator João Acaiabe não resistiu ao Covid-19 e morreu aos 76 anos (foto: Reprodução)

João Acaiabe não resistiu ao Covid-19 e morreu na noite desta quarta-feira (31), aos 76 anos. Ele foi diagnosticado com a doença no dia 15 de março e teve uma gradativa piora clínica nos últimos dias, chegando a ser intubado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular de São Paulo. A informação da morte do eterno chefe Chico, da novela Chiquititas, foi confirmada por diversos amigos próximos ao ator e pela filha dele, Thays Damazio Acaiabe.

“E nós passamos o nosso último Natal juntos, meu pai mais que querido, meu amor, eu não sabia que era o nosso último Natal neste plano, foi um Natal feliz como sempre é quando a gente se encontra, só nós dois, comida, filmes e livros. Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente porque almas gêmeas nunca se separam! Eternamente Thays Acaiabe”, afirmou ela, em publicação feita no seu perfil no Facebook.

A atriz Vanessa Goulart, neta de Nicette Bruno (1933-2020), também usou a rede social para se despedir do amigo. “Acaiabe, que você tenha uma passagem iluminada, que a sua doçura fique como exemplo para todos nós Você me mandava mensagens diariamente para saber da minha avó, quando íamos imaginar que você também seria levado por esse vírus cruel. Te desejo toda luz e todo amor, e para os que me lêem não duvidem nem por um minuto do poder devastador dessa pandemia. Protejam-se, pensem em si, pensem em todos”, pediu ela.

“Perdemos o maior contador de histórias do Brasil. Um ator incrível, único e uma referência para quem trabalha com teatro e dramaturgia para infância. Acho que nossa live foi o último registro com ele e foi simplesmente inesquecível (minha cara de admiração não nega). Após o papo me ligou para agradecer e na última vez em que nos falamos ele manteve seu carinho enorme de sempre. Siga sendo luz e lúdico mestre amado e querido amigo. Hoje Tio Barnabé e Dona Benta se encontram no céu. João Acaiabe foi mais uma vítima do Covid-19”, lamentou Pedro Leão, secretário de cultura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

“O nosso Astro maior, de coração gigante e trajetória ímpar acabou de falecer em função de uma parada cardíaca por conta da Covid-19. Um Rei. Um homem terno. Resistiu. Fez amigos. Incentivou gerações. Alegrou um bilhão de crianças. Sua família segue para Espírito Santo do Pinhal, interior paulista, onde as honras serão rendidas. Perdemos tanto. O céu ganhou João”, anunciou o perfil do coletivo teatral Os Crespos.

Acaiabe completaria 77 anos em 14 de maio. O seu último papel na televisão brasileira foi na série Se Eu Fechar Os Olhos Agora, série transmitida pela Globo em março de 2019, em que ele interpretou Sinval. Antes disso, ainda na emissora, o ator também participou da novela Segundo Sol, em 2018, e teve um dos papéis mais marcantes de sua carreira, o Tio Barnabé no remake de Sítio do Pica-Pau Amarelo, transmitido entre 2001 e 2006.

Leia mais