Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO

Globo tira O Cravo e a Rosa do ar para exibir partida de futebol feminino

Imagem com foto de Catarina (Adriana Esteves) em cena da novela O Cravo e a Rosa
Catarina (Adriana Esteves) em cena da novela O Cravo e a Rosa; novela não será exibida na sexta-feira (24) (foto: Globo/Reprodução)

Sucesso de audiência nas tardes, a novela O Cravo e a Rosa não será exibida pela Globo na próxima sexta-feira (24). A emissora líder mudou sua grade de programação neste dia para transmitir uma partida de amistoso internacional de futebol feminino. No penúltimo jogo preparatório antes da Copa América de Futebol Feminino 2022, a seleção feminina enfrentará a o time da Dinamarca no dia 24 de junho, às 14h (horário de Brasília), no Estádio Parken, em Copenhague.

Em janeiro, a Globo e a CBF firmaram um acordo que garante a transmissão das principais competições do futebol feminino no SporTV e na TV aberta até 2024. O duelo diante da seleção dinamarquesa integra a agenda de compromissos da Seleção Feminina na Europa, que conta também com um confronto diante da Suécia. Brasileiras e suecas se enfrentarão no dia 28 de junho, às 13h30 (Horário de Brasília), na Friends Arena, em Estocolmo. Neste dia, a novela O Cravo e a Rosa também não terá capítulo exibido pela Globo.

A última vez em que Brasil e Dinamarca se enfrentaram foi em dezembro de 2012, no Torneio Internacional de São Paulo. Na ocasião, uma vitória brasileira por 2 a 1, com gols de Érika e Debinha, e um empate em 2 a 2, com os tentos de Fabiana e Andressa Alves. Dez anos depois as duas seleções voltam a se enfrentar em uma duelo amistoso. Com os jogos contra Dinamarca e Suécia, o Brasil fechará o primeiro semestre de 2022 com sete jogos amistosos na preparação para a Copa América. Nas Datas FIFA de fevereiro e abril, a Canarinho enfrentou a França, Holanda, Finlândia, Espanha e Hungria.

Exibida originalmente pela Globo na faixa das 18h em 2000, O Cravo e a Rosa conta a história de Catarina (Adriana Esteves), uma mulher moderna para os anos 20 que é conhecida como “a fera” por colocar todos os seus pretendentes para correr. Mas ela esbarra na teimosia cínica de Petruchio (Eduardo Moscovis), um machista que inicialmente decide conquistá-la para ganhar o dote do casamento e salvar sua fazenda de ser leiloada.

Os dois se apaixonam, mas não dão o braço a torcer, protagonizando cenas bem-humoradas, pois Catarina recusa o papel de lavar ceroulas e Petruchio a quer como a rainha do lar. A trama escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira é inspirada em A Megera Domada, de William Shakespeare, com referências à novela O Machão (1974), escrita por Ivani Ribeiro. A comédia romântica retrata o comportamento da época, com referências históricas como a luta pelo voto feminino e o novo papel da mulher na sociedade.

Confira como ficará a grade de programação vespertina da Globo sem a novela O Cravo e a Rosa no dia 24 de junho:

  • 12h50 Globo Esporte
  • 13h15 Jornal Hoje
  • 13h55 Futebol – Dinamarca x Brasil
  • 16h00 Sessão da Tarde – A Bússola De Ouro
  • 17h35 Vale a Pena Ver de Novo – A Favorita

Leia mais