SUELY FRANCO

Atriz que interpretou Mimosa em O Cravo e a Rosa perde a própria casa

Imagem com foto da atriz Suely Franco como Mimosa na novela O Cravo e a Rosa
Suely Franco como Mimosa na novela O Cravo e a Rosa; atriz revelou que passou por dificuldades financeiras na crise sanitária (foto: Globo/Nelson Di Rago)

Intérprete da governanta Mimosa em O Cravo e a Rosa (2000), Suely Franco confessa ter passado por dificuldades financeiras desde o início da crise no país. Em entrevista ao programa Sensacional, da RedeTV!, a artista, que possui mais de seis décadas de profissão, acumulando passagens pelo teatro, televisão e cinema, desabafou sobre a situação complicada. Com a interrupção dos espetáculos e das gravações de novelas, ela precisou deixar o apartamento onde vivia, na zona sul do Rio de Janeiro, por não conseguir mais arcar com as despesas do aluguel.

“A vida é cheia de altos e baixos. As pessoas pensam que você faz uma novela e está resolvida sua situação. Não tem nada disso. As economias foram sumindo e sumindo… Mas eu tive a sorte, não financeira, de fazer uma coisa que eu nunca tinha feito, que foi o teatro online”, explica a atriz de O Cravo e a Rosa.

“Foi uma experiência [única]. Eu não fico nervosa para trabalhar, mas dessa vez eu fiquei muito”, revela a veterana em conversa com Daniela Albuquerque. “Eu nasci fazendo teatro, sem saber o que era o teatro. (…) Aos 7 anos fiz rádio teatro infantil e peças na igreja. Paixão de Cristo de tudo quanto é jeito. Eu gosto de representar, seja o que for”, afirma ela, que hoje tem 82 anos.

Longe da televisão desde A Dona do Pedaço (2019), Suely Franco aconselha: “Quando me perguntam: ‘O que fazer?’, digo: ‘Tenha paciência, estude muito e arrume outra profissão para quando não tiver nenhum trabalho’”.  Com um extenso currículo na dramaturgia, a atriz interpretou personagens marcantes na televisão, como a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo, nas temporadas produzidas e exibidas pela Globo entre 2005 e 2006.

Leia mais