Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SAIBA COMO FUNCIONA

Globo paga taxa para sindicato autorizar Jade Picon na novela Travessia

Imagem com foto da ex-BBB e influenciadora Jade Picon
Jade Picon vai atuar em Travessia, substituta de Pantanal; Globo vai pagar taxa sindical para artista conseguir autorização especial (foto: Reprodução)

Jade Picon conseguiu uma autorização especial do Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) para atuar na novela Travessia, substituta de Pantanal na faixa das 21h da Globo. Como a influenciadora digital não tem registro trabalhista (DRT), a emissora terá que pagar 20% do contrato total da ex-BBB para o sindicato, mensalmente, até o fim da data de validade do documento.

De acordo com o Sated-RJ, o contratante precisa abrir um requerimento em um formulário online para dar entrada no processo de pedido de autorização para filmes, peças teatrais, shows, comerciais, performances, vídeos, eventos e circos. O Pedido pode ou não ser acatado. Após o envio do material, os documentos passam por uma análise de uma banca. Ao jornalista Ives Ferro, do Notícias da TV, uma fonte do sindicato deu detalhes de como funciona o processo. “A produtora [Globo] tem que se responsabilizar por esses profissionais. Não é a própria pessoa que paga. Quem está te contratando tem que vir aqui no sindicato, trazer as documentações e nos solicitar a autorização”, contou.

Apesar de o sindicato conceder uma autorização especial, isso não significa que o artista conseguirá trabalhar sem o registro profissional de forma regular, uma vez que o DRT é obrigatório. As exceções são para trabalhos pontuais, para que o contratado tenha tempo de dar entrada no registro definitivo. “Entendemos que tem pessoas que ainda são novas na função e precisam trabalhar, mas o artista, para fazer qualquer trabalho, a produtora teria que exigir o registro. Eu não tenho o porquê de furtar a oportunidade de trabalho de ninguém”, explica.

“A produtora [Globo] vai ter que me dizer o porquê de você não ter o registro, vai ter que justificar o pedido, e aí tem uma banca que analisa. E aí a gente pesquisa para saber se você nunca deu entrada no registro. Por que que você não tem? A gente faz uma pesquisa e essa banca decide se libera ou não”, detalhou a fonte. Caso a solicitação da Globo fosse negada, a rede teria que tirar Jade do elenco de Travessia. “Cada caso, conforme consta em nosso site, tem um valor que a produtora deverá arcar. As solicitações de autorização especial, se negadas, obrigam as empresas a efetuarem as devidas substituições”, concluiu.

Em conversa com o site Hugo Gloss, Jade Picon falou sobre a polêmica envolvendo sua escalação para a novela de Gloria Perez: “Já passei por muitas coisas devido os comentários alheios. Dessa vez, foi algo que lidei com muita tranquilidade porque eu tinha noção da dimensão desse meu sonho e eu não queria deixar que nada pudesse abalá-lo. Eu confiei 100% na Globo e deixei com que eles resolvessem isso da melhor maneira possível. E foi resolvido”

Leia mais