Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
INIMIGA DE GOKU?

Globoplay provoca Fátima Bernardes ao anunciar volta de Dragon Ball

Imagem com montagem das fotos do personagem Goku e apresentadora Fátima Bernardes
Goku e Fátima Bernardes; Globoplay provocou apresentadora do Encontro em divulgação de Dragon Ball (foto: Reprodução)

Apontada na internet como a responsável pelo fim da TV Globinho (2000-2015) na programação diária da Globo há dez anos, Fátima Bernardes foi provocada pelo Globoplay em vídeo de divulgação da animação japonesa Dragon Ball (1986-1989), que chegou ao catálogo da plataforma. No material divulgado na televisão e nas redes sociais, o personagem Goku diz: “Vivemos muitas aventuras e enfrentamos muitas batalhas, até aparecer uma oponente forte e poderosa”.

Na sequência, um televisor desliga com a TV Globinho e religa com imagens do programa de estreia do Encontro com Fátima Bernardes, de julho de 2012. Na época, a atração infantil deixou a grade de programação da emissora líder para dar lugar ao matinal da ex-apresentadora do Jornal Nacional. Por causa disso, a comunicadora é apontada na internet como a responsável pelo fim da programação para crianças na Globo. Até Manoel Soares, novo apresentador titular do Encontro, já foi cobrado pelo término do programa.

Em conversa com o jornalista Paulo Pacheco, do Metrópoles, Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, negou qualquer possibilidade da TV Globinho e explicou o motivo. “Na TV aberta, fica muito restrito. Primeiro, há muitas restrições para publicidade. Se a gente não pode fazer publicidade, não há como monetizar o conteúdo. E o serviço on demand atende muito melhor, porque para cada faixa da infância existe um conteúdo diferente. Com o tempo, as ferramentas digitais se mostraram muito mais adequadas para entregar conteúdo infantil do que a televisão aberta. Nós temos conteúdo para crianças, mas não temos programação infantil, dos desenhos, porque realmente na TV aberta não dá mais”, explicou o executivo.

A TV Globinho fez parte da programação da Globo entre 2000 e 2015. Inicialmente, a atração era um quadro do extinto programa Bambuluá com Angélica (2000-2001), de segunda a sexta-feira. Após o cancelamento do infantil da mulher de Luciano Huck, o bloco de desenhos animados se transformou em programa independente, ganhando também transmissão aos sábados. Em julho de 2012, com a estreia do Encontro com Fátima Bernardes, a TV Globinho passou a ser exibida apenas uma vez na semana, até ser extinta definitivamente para dar lugar ao É de Casa, em 2015.

Leia mais