Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NO SHOW DO ESPORTE

Glenda Kozlowski é acusada de “passar pano” para Piquet e pede desculpas

Imagem com foto de Glenda Kozlowski durante o programa Show do Esporte
Glenda Kozlowski comentou polêmica envolvendo Nelson Piquet e depois pediu desculpas (foto: Reprodução/Band)

Apresentadora do Show do Esporte na Band, Glenda Kozlowski comentou neste domingo (3) a polêmica envolvendo ex-piloto Nelson Piquet. Na semana passada, viralizou nas redes sociais uma entrevista em que o tricampeão de Fórmula 1 chama o piloto inglês Lewis Hamilton de “neguinho”. O termo é considerado racista quando usado de maneira pejorativa ou com a intenção de ofender. Na opinião da ex-contratada da Globo, o fato de a declaração ter sido feita há mais de sete meses precisa ser levado em conta.

“Ficar olhando coisas de um ano atrás também, eu acho que trazendo à tona agora pode mudar às vezes o contexto das coisas. Quer dizer, isso não tem contexto, não dá para falar sobre isso, né? Usar termos racistas. Mas será que o contexto era esse também? Eu acho que de um ano para cá as pessoas mudam, de um ano para cá muita coisa muda”, afirmou a comunicadora durante o programa esportivo.

Depois da exibição de uma reportagem, o também apresentador Elia Júnior disse “vamos torcer para que nada mais apareça”. O jornalista ainda completou: “Torcendo sempre para que a gente possa estar no melhor caminho. O melhor caminho é sempre da liberdade, daquele que a gente possa estar do lado de todos sem nenhum tipo de preconceito. Porque é desesperador qualquer tipo de preconceito no século 21, né?.”

“Glenda Kozlowski acabou de tentar minimizar a fala racista do Piquet alegando que não podemos polemizar falas de uma entrevista de um ano atrás, pois as pessoas mudam muito de 1 ano para outro”, disse um perfil em uma rede social de mensagens curtas. “Que passada de pano pro Piquet, hein?”, comentou outro. Após a repercussão negativa do comentário nas redes sociais, Glenda Kozlowski se retratou. “Peço desculpas a todos pelas minhas palavras. Fui muito mal na escolha de cada uma delas. Todo minha indignação por mim mesma. Um beijo a todos. #Perdão”, escreveu ela em seu perfil oficial na plataforma do passarinho azul.

Após o fim da transmissão da GP da Inglaterra, Glenda Kozlowski também pediu desculpas assim que entrou no ar novamente durante o Show do Esporte. “Peço sinceras desculpas pelos meus erros. Nesses 30 anos de carreira eu sempre me posicionei contra todo tipo de violência, preconceito e principalmente racismo. Aliás, eu sou antirracista. Já me retratei nas redes sociais, agradeço a todos pelas mensagens recebidas. E hoje, por aquelas palavras que usei, eu mereço uma nota zero. E mais uma vez, eu peço perdão”, disse ela na Band.

Nelson Piquet usa termo racista para se referir a Lewis Hamilton

Nelson Piquet usou mais de uma vez o termo racista “neguinho” ao se referir a Lewis Hamilton durante entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021. O teor da entrevista viralizou nas redes sociais no dia 27 de junho e teve repercussão internacional. O ex-piloto fez o comentário ao comparar os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, na largada do Grande Prêmio do Japão, e o que ocorreu 31 anos depois, entre o britânico e Max Verstappen no GP de Silverstone, na temporada de 2021 da Fórmula 1.

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem”, disse o tricampeão de Fórmula 1 na entrevista de 2021.

Lewis Hamilton, que é heptacampeão na principal modalidade do automobilismo, se pronunciou em português nas redes sociais para rebater a fala racista usada por Piquet. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, disse o piloto inglês. Em comunicado divulgado na quarta (29), o ex-piloto se desculpou pelo termo racista e disse que não teve intenção de ofender.

Leia mais