Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VAI PAGAR R$ 20 MIL

Band é condenada a indenizar enfermeira por erro no Brasil Urgente

Imagem com foto do apresentador José Luiz Datena
José Luiz Datena durante apresentação do Brasil Urgente; Band foi condenada a indenizar enfermeira (foto: Reprodução/Band)

A Justiça condenou a Band a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais à enfermeira Liliana Maria Neves da Silva. A profissional da saúde teve o nome veiculado de forma equivocada em uma reportagem do Brasil Urgente, comandado por José Luiz Datena, em que o repórter Agostinho Teixeira afirmou que a mulher era a responsável por orientar funcionários a continuarem trabalhando na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão mesmo após contraírem o vírus da infecção respiratória.

De acordo com informações do site Notícias da TV, parceiro do UOL, a Band teve um recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A enfermeira não estava mais trabalhando na refinaria em 5 de junho de 2020, quando a reportagem foi ao ar na emissora do Grupo Bandeirantes. Liliana deixou a empresa na ocasião por não concordar com a baixa qualidade de atendimento a que o trabalho visava.

Na atividade como enfermeira, a mulher tinha que encaminhar funcionários que haviam testado positivo para o vírus da crise sanitária para uma outra médica, chamada por ela de “doutora Gabriela”. Segundo os autos do processo, o repórter da Band sabia que a médica era a responsável pelo laudo dos trabalhadores. No entanto, o jornalista referiu-se a ela como sendo Liliana, uma vez que era a enfermeira que os laudos de laboratório.

“O nome da autora [Liliana] foi mencionado apenas duas vezes, uma quando citado o exame do laboratórios, momento em que Agostinho Teixeira se referiu a ela como ‘essa médica que aparece aí como a responsável por esse laudo’; e outra quando indagado se ‘essa médica, Liliana Maria Neves da Silva, é funcionária do laboratório’”, diz um dos trechos do documento.

“A notícia foi divulgada sem qualquer verificação quanto à sua veracidade. No vídeo divulgado, o jornalista apresentou resultado de teste afirmando ser um laudo emitido pela médica Liliana Maria Neves da Silva, portanto, divulgado o nome da autora como se médica fosse”, afirma a decisão. Liliana foi procurada pela repórter, mas não respondeu os questionamentos. A médica Gabriela não foi localizada. A Band informa que não comenta processos judiciais. O vídeo a reportagem, de cinco minutos e 38 segundos, continua disponível em uma plataforma de vídeos de uma gigante de buscas.

Responsável pela Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, a Petrobras afirmou que as declarações de Liliana não procedem. “A Petrobras, no desenvolvimento de suas atividades, realiza a contratação de prestação de serviços e não interfere nas relações entre as empresas contratadas, seus trabalhadores e sindicatos”, disse comunicado da empresa.

Leia mais