Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CADÊ OS ANUNCIANTES?

Encontro com Patricia Poeta completa um mês na Globo sem patrocínio

Imagem com foto de Patricia Poeta
Patricia Poeta completou um mês na apresentação do Encontro; programa ainda não tem patrocinador (foto: Reprodução/Globo)

Em julho, o programa Encontro começou uma nova fase nas supermanhãs da Globo com a apresentação de Patricia Poeta. Com um mês no ar completados em agosto, a atração ligou um sinal de alerta no departamento comercial da emissora líder por causa da falta de anunciantes interessados em patrocinar o matinal. Além das críticas por parte dos telespectadores nas redes sociais, o produto também tem sofrido com desconfiança por parte do mercado publicitário.

Fátima Bernardes deixou o comando do programa como uma das comunicadoras preferidas dos anunciantes. Na época em que o Encontro era apresentado por ela, a atração tinha o patrocínio da Seara. Já o Mais Você de Ana Maria Braga conta com o oferecimento da Italac em São Paulo. Também considerada um dos principais nomes da televisão para publicidade, a avó de Louro Mané chega a provocar fila de interessados em anunciar na Globo.

De acordo com informações do site Notícias da TV, do UOL, o departamento comercial da Globo está lutando para conseguir vender o espaço da vinheta de oferecimento do Encontro com Patricia Poeta. No entanto, o mercado ainda tem agido com cautela com as mudanças no formato. Para expor um produto no antigo programa de Fátima Bernardes a emissora cobra em torno dos R$ 500 mil.

Apesar de não contar com um anunciante “master”, o Encontro tem conseguido vender ações de merchandising, uma das principais fontes de renda de um programa matinal. Entre segunda (1º) e terça-feira (3), foram dois anúncios no palco da atração. O mesmo número do Mais Você. Com a saída de Fátima Bernardes, o Encontro mudou de horário e passou a entrar no ar depois do Bom Dia Brasil, às 9h30. A atração de Ana Maria passou a ser exibida a partir das 10h35, antes dos telejornais locais, que agora começam às 11h45.

Após a mudança nos horários dos dois programas, a Globo também mudou os valores de tabela cobrados para anunciar na programação matinal. Segundo informações do site de Negócios da rede, um comercial de 30 segundos no programa de Ana Maria Braga custa R$ 114,4 mil no mercado nacional em agosto. Já para aparecer na atração de Patricia Poeta, o valor é de R$ 110 mil. No fim do ano, por causa da Copa do Mundo, o Encontro sairá do ar entre 21 de novembro e 19 de dezembro. O Mais Você ficará ausente entre os dias 21 e 5 de dezembro.

Leia mais