Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PESQUISA INÉDITA

Streaming é tema de 52 mil tweets por semana; veja ranking das séries

Imagem com foto de logotipo do Twitter na tela de um aparelho de televisão. O telespectador aparece sentado em frente o aparelho com um recipiente com pipoca
Pesquisa mostra que as plataformas de streaming e seus conteúdos vêm ganhando espaço no Twitter (foto: Arte/TV Pop)

Um levantamento inédito do Twitter no Brasil mostra que as plataformas de streaming e seus conteúdos vêm ganhando espaço na rede social. De acordo com o estudo da equipe de pesquisa do Twitter, são mais de 52 mil tweets por semana sobre o assunto no país. O estudo foi realizado para entender o que é relevante para as pessoas do Twitter que consomem conteúdo via streaming, já que assunto não falta –82% destes usuários da rede social do passarinho azul dizem assistir conteúdo de mais de uma plataforma de streaming.

Na rede social, as pessoas comentam de tudo sobre o que estão assistindo. Cada episódio, plot twist ou pedido de renovação se torna um tweet. De acordo com o estudo, os brasileiros da plataforma têm 59% mais probabilidade de usar redes sociais enquanto assistem ao conteúdo de streaming, em comparação às pessoas que não têm um perfil no Twitter. No Brasil, as pessoas usam o Twitter enquanto assistem conteúdo de streaming por várias razões, como ler e compartilhar opiniões (46%), fazer comentários ao vivo (39%), ler críticas (36%), descobrir novos conteúdos (25%) e apoiar o elenco de suas produções favoritas (17%). Com isso, as conversas geram engajamento: 1 em cada 5 tweets sobre o tema recebem respostas.

De acordo com dados divulgados pelo Twitter, as séries são o principal assunto nas conversas sobre streaming, correspondendo a 88% dos tweets nos últimos seis meses. Cerca de 3/4 das pessoas que usam a rede social de mensagens curtas assistem a séries pelo menos uma vez por semana. No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2022, Stranger Things (Netflix) foi a série mais comentada na plataforma. Euphoria (HBO Max), Heartstopper (Netflix), Bridgerton (Netflix) e SPY X FAMILY (Crunchyroll) aparecem na sequência entre as mais populares entre os brasileiros do Twitter no período.

Entre os conteúdos de streaming vistos com mais frequência pelos usuários do Twitter, os lançamentos, incluindo as produções originais de cada plataforma, são os favoritos, com 41% das pessoas declarando interesse. Em seguida aparece a nostalgia, com 18% das pessoas na plataforma dizendo que gostam de assistir programas de TV e filmes antigos. Esportes ao vivo (15%), adaptações de conteúdo existente em outros meios –como livros, videogames, etc. (14%), reprise de eventos esportivos (5%) e reboots e remakes (2%) aparecem na sequência. O levantamento foi realizado em 2022 com dados internos da plataforma no Brasil.

Leia mais