Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CORTES DE FUNCIONÁRIOS

CNN Brasil faz demissões no Rio de Janeiro às vésperas das eleições

Imagem com foto de Renata Afonso, executiva da CNN Brasil
Renata Afonso, CEO da CNN Brasil; canal de notícias demitiu funcionários no Rio de Janeiro (foto: Divulgação)

A CNN Brasil promoveu uma nova onda de demissões nesta quinta-feira (11). O canal de notícias liderado pela executiva Renata Afonso mandou embora cerca de 90% dos funcionários que trabalhavam na sucursal do Rio de Janeiro. De acordo com informações dos jornalistas Thiago Forato e Sandro Nascimento, do NaTelinha, foram dispensados profissionais entre repórteres, produtores e até secretárias.

Segundo fontes da publicação, apenas uma pessoa estava trabalhando na CNN do Rio de Janeiro no início desta manhã. Os desligamentos em um canal de notícias chamaram atenção por acontecer às vésperas das eleições, período em que há mais demanda por profissionais da imprensa por causa da cobertura política. A emissora do empresário Rubens Menin explicou aos demitidos que a empresa está passando por uma reestruturação.

Foram demitidos da CNN Brasil no Rio de Janeiro diversos repórteres, que faziam participações ao vivo nos telejornais. Há algumas semanas, o canal também acabou com a parceria técnica que tinha com a Paris Filmes. Conhecida pela produção de filmes nacionais, a empresa era responsável por toda a parte técnica da Redação no Rio de Janeiro. Por enquanto, a CNN está usando os equipamentos que já estão instalados em seus estúdios. De acordo com Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, uma nova produtora, mais barata, está sendo procurada pela empresa.

Em maio, a CEO da CNN Brasil, Renata Afonso, havia concedido uma entrevista ao site especializado Tela Viva em que comentou sobre a estrutura do canal para a cobertura das eleições de 2022. “A CNN tem escritórios locais e estendidos em Brasília e no Rio de Janeiro. Em ambos temos estruturas grandes, com estúdio, redação. Mas temos jornalistas em todo o Brasil. Serão fundamentais no nosso esquema de cobertura eleitoral. Vamos acompanhar os candidatos à presidência em toda jornada pelo país, mas também as eleições estaduais”, disse a executiva, na ocasião.

Segundo a reportagem do Notícias da TV, partiu de Renata a ordem de demissões. A justificativa para os cortes foi de que o Rio de Janeiro não estava rendendo assunto para a editoria de política, que passará a ser o foco do canal de agora em diante. Atualmente, o comando da Redação da CNN Brasil na Cidade Maravilhosa é de Maria Mazzei, que acumula a função com a chefia de Brasília. Ela substituiu Roberto Munhoz, que deixou o canal após receber uma proposta da Record.

Leia mais