Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Funcionários da CNN Brasil seguem ignorando normas básicas de saúde

Funcionários da CNN Brasil ignoram solenemente aviso espalhado pela sede do canal de notícias (foto: Reprodução/Redes Sociais)
Funcionários da CNN Brasil ignoram solenemente aviso espalhado pela sede do canal de notícias (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um dos maiores desafios de Renata Afonso como CEO da CNN Brasil será conscientizar os seus funcionários de que a crise sanitária no Brasil não é uma brincadeira. A infecção respiratória já teve três picos de contaminação entre os colaboradores do canal de notícias, e nem isso parece ter sido o bastante para que todos eles entendam que o uso de máscaras não é decorativo, e sim uma norma de saúde pública. Apesar dos avisos espalhados por toda a sede falando que o uso do utensílio é obrigatório, parte dos trabalhadores da emissora continuam ignorando solenemente a regra.

A mais nova prova do desrespeito das regras foi divulgada por uma das apresentadoras do canal. Tainá Farfan, que comandou o CNN Sábado do dia 17, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando a sua chegada no estúdio do telejornal. Quando ela chegou, três profissionais da área técnica já atuavam na preparação para o programa ir ao ar.

Nas imagens, apenas um deles usava a máscara corretamente. Outro deles estava com a proteção abaixo do nariz, e não corrigiu nem com a chegada da âncora; enquanto o terceiro (que ilustra a reportagem) estava com nariz e boca desprotegidos, e só decidiu colocar o equipamento de maneira adequada quando a apresentadora se aproximou.

A jornalista, por sinal, não atua normalmente em São Paulo: oficialmente, ela é repórter em Brasília e viajou apenas para ancorar o noticiário do final de semana — a GloboNews, principal rival da rede, vetou deslocamentos de seus profissionais ainda em 2020, e não tem data para autorizar viagens novamente. Em uma tentativa de contornar a proibição, os estúdios de São Paulo e Brasília tem sido utilizados com frequência aos sábados e domingos.

Desde abril do ano passado, a CNN Brasil alerta em todos os seus computadores que o uso de máscaras é obrigatório nas instalações da emissora. “Previna-se do contágio, proteja as pessoas ao seu redor e dê o exemplo a quem assiste o nosso canal”, afirma parte do texto. O exemplo, pelo visto, continua sem ser dado mais de um ano depois do início da crise sanitária. Resta saber se a nova diretoria conseguirá, finalmente, conscientizar a equipe do canal.

Nota da Redação: o TV Pop optou por colocar uma tarja preta nos olhos do profissional que estava usando a máscara de maneira inadequada nos vídeos publicados por Tainá Farfan. Para nós, o foco desta reportagem não é expor o profissional, e sim reportar a conduta inadequada dos executivos do canal de notícias. Mesmo com três grandes picos de contaminação entre os profissionais que atuam nas instalações de São Paulo, a cúpula da CNN Brasil não tem feito absolutamente nada — além dos alertas em computadores — para conscientizar sua equipe.

Leia mais