Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LEILANE NEUBARTH

Âncora da Globo viola norma da emissora e elogia Lula nas redes sociais

Imagem com foto da jornalista Leilane Neubarth
Leilane Neubarth, âncora da GloboNews; jornalista violou princípios éticos da Globo ao elogiar Lula nas redes sociais (foto: Reprodução/Globo)

Âncora do Conexão GloboNews, Leilane Neubarth quebrou o protocolo da Globo e elogiou a postura do ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Jornal Nacional de quinta-feira (25). Em publicações em uma rede social, que foram apagadas horas depois, a jornalista do canal pago se mostrou surpresa com a atitude do político em tentar incluir Renata Vasconcellos nas respostas dos questionamentos e comemorou o fato dele citar o educador Paulo Freire (1921-1997).

“Cada um cita seu próprio ídolo… Uns citam [Carlos Alberto Brilhante] Ustra, outros citam Paulo Freire”, disparou a apresentadora. Condenado em segunda instância por tortura e outros crimes na época da Ditadura Militar (1964-1985), o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015) já foi citado por Jair Bolsonaro (PL) em diversas ocasiões. Na entrevista para William Bonner e Renata Vasconcellos, durante pergunta sobre como pretende lidar com políticos contrários a seu modo de governar, Lula citou Freire, odiado por Bolsonaro e parte da direita. “De vez em quando a gente precisa estar com os divergentes para derrotar os antagônicos”, disse o político.

Em seu perfil no Twitter, a âncora do canal de notícias da Globo apontou que Lula foi educado com Bonner e Renata, mas deu destaque para a forma como o candidato do PT (Partido dos Trabalhadores) tratou de incluir Vasconcellos na conversa. “Poderia citar muitas diferenças, mas me chama atenção o respeito de Lula pela Renata. Ele, o tempo todo, coloca ela presente e participando da entrevista. Homem que respeita mulher é outra coisa”, disse a veterana.

O comentário publicado por Leilane Neubarth viola o princípio de isenção exigido pela Globo em seu extenso manual de conduta nas redes sociais. No documento, disponibilizado publicamente nas páginas oficiais da empresa, a emissora diz que seus jornalistas “devem se abster de expressar opiniões políticas e de tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo, e não devem nunca se pôr como parte do debate político e ideológico”.

Em outra parte do manual, a Globo diz que o protocolo de uso de redes sociais deve ser rigorosamente seguido, e que eventuais faltas devem ser avaliadas pela diretoria da emissora e, se necessário, até mesmo pelo Conselho Editorial do conglomerado de mídia. “Essas regras são válidas para todos os jornalistas da Globo e devem ser rigorosamente observadas. As chefias diretas ficam com a incumbência de implementá-las, torná-las uma realidade e, em caso de faltas por parte de jornalistas, dividir os episódios com a direção de redação do veículo, que decidirá então se é o caso de levá-los à apreciação do Conselho Editorial do Grupo Globo”, afirma a empresa.

Confira os tweets publicados pela jornalista Leilane Neubarth elogiando Lula durante entrevista ao Jornal Nacional de quinta-feira (25):

Imagem com foto de comentário da jornalista Leilane Neubarth
(foto: Reprodução)

 

Imagem com foto de comentário da jornalista Leilane Neubarth
(foto: Reprodução)

Leia mais