Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
APRESENTADOR DO ENCONTRO

Funcionários da Globo acusam Manoel Soares de assédio: “Clima pesado”

Imagem com foto do apresentador Manoel Soares
Manoel Soares foi acusado de assédio por funcionários da Globo (foto: Reprodução/Globo)

Manoel Soares, coapresentador do Encontro, foi acusado de cometer assédio nos bastidores da Globo e de ser “deselegante”, “folgado” e “grosso” com funcionários da emissora. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (8), há queixas contra o jornalista por desrespeito a colegas de trabalho, especialmente mulheres. O parceiro de Patricia Poeta ainda foi acusado de criar um clima pesado e hostil. No entanto, não foram feitos registros formais sobre os supostos comportamentos.

Segundo a coluna do jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, um ex-funcionário que não teve a identidade revelada contou que as queixas pelo comportamento do comunicador eram constantes em 2017, época em que ele era repórter da atração então comandada por Fátima Bernardes. Com o tempo, a equipe do programa teria se aborrecido de tal forma que fez com que ele tivesse as participações reduzidas até que fosse transferido para o É de Casa, em 2020.

Os profissionais ouvidos pela publicação relataram que houve queixas diretas a Fátima Bernardes. Apesar disso, ninguém quis registrar os supostos comportamentos inadequados de Soares no departamento de compliance da empresa. Em 2017, em um dos relatos, o nome dele teria sido envolvido em uma suposta reclamação de assédio sexual e outra de suposto assédio moral. As duas funcionárias da Globo levaram o caso ao Recursos Humanos, mas as denúncias acabaram arquivadas. O setor de compliance ainda não estava completamente estabelecido naquele ano.

Em outro relato, uma funcionária da Globo teria sido humilhada por Manoel Soares em frente a outras pessoas. Segundo o depoimento, anos atrás ela estava em uma sala usando uma bermuda muito justa e ele teria feito um comentário agressivo em referência à região íntima da mulher. A Comunicação da Globo disse que “não comenta questões dessa natureza” e que “zela pela confidencialidade das denúncias”. “Qualquer situação em desacordo com o nosso Código de Ética é apurada criteriosamente tão logo chegue ao conhecimento da empresa”, disse o canal.

O apresentador Manoel Soares disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá comentar as acusações. “Entendemos a seriedade dessas afirmações, mas seguimos o posicionamento da emissora de não comentar situações relacionadas a compliance. Mas Manoel está tranquilo, e agradecemos o profissionalismo da imprensa neste momento”, disse em nota enviada ao site Notícias da TV.

Na manhã desta quinta (8), antes de entrar no ar na Globo, Manoel Soares pediu que uma maquiadora dos Estúdios Globo de São Paulo, identificada como Márcia, fizesse uma avaliação sobre sua índole. “Quando eu apareço bonito na televisão, gente, não é mérito meu. […] A grande mentora da beleza que você vê no ar é essa moça aqui, se apresente. Me responde uma coisinha aqui: eu sou um colega legal?”, quis saber Soares. “Sim, é um colega muito legal, anima o ambiente”, respondeu Márcia. “Será que ela diria o contrário?”, publicou o jornalista na ferramenta Stories de uma rede social de fotos.

Leia mais