Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVA DISPUTA

Band estreia 4ª temporada do MasterChef Profissionais; conheça os participantes

Imagem com foto de Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão
Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão; conheça os participantes do MasterChef Profissionais 2022 (foto: Band/Melissa Haidar)

Com nove episódios, a quarta temporada do MasterChef Profissionais estreia na noite da próxima terça-feira (13), a partir das 22h30, na Band. Ao todo, serão 12 chefs na disputa pelo troféu de melhor cozinheiro profissional de 2022. Assim como na edição com amadores, encerrada na semana passada, a competição será comandada por Ana Paula Padrão com participação dos jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin.

A versão voltada para chefs está de volta na Band depois de quatro anos e trará provas com complexidades distintas. A gastronomia foi um dos setores que mais sofreu mudanças nos últimos dois anos devido à crise sanitária. Os profissionais de cozinha tiveram de elaborar novas estruturas de negócio e criar outros modos de se relacionar com o cliente e de pensar a comida. São essas pessoas que souberam se reinventar e se adaptar em meio à crise que estarão na nova edição.

“Muitos sotaques vão se cruzar na luta para demonstrar quem é o melhor. Tem participante com restaurantes estrelados no currículo, como o Gordon Ramsay [gerido pelo chef de mesmo nome que também é jurado do MasterChef EUA], além de jovens que descobriram a profissão há pouco tempo. Um deles, que mora no exterior, largou tudo para voltar ao Brasil especialmente para testar suas habilidades”, explica Marisa Mestiço, diretora do talent show.

Os competidores do MasterChef Profissionais 2022 têm entre 23 e 43 anos e garantem que vão fazer tudo para levar os prêmios e o sonhado troféu para a casa. A quarta temporada marca ainda a volta do vestiário, onde os cozinheiros se preparam para enfrentar todos os desafios e mostram como se comportam fora da tensão da cozinha. Logo no primeiro episódio três competidores serão eliminados. Depois disso, semana a semana, um participante deixará o jogo até que somente os dois melhores cheguem à final.

“O MasterChef Profissionais é um formato já consagrado e envolve muito risco. Quando estamos falando com um cozinheiro profissional, que já tem o próprio restaurante, e ele sai dessa zona de conforto disposto a ser julgado por outros chefs que são colegas de profissão, isso gera uma competitividade ainda maior entre eles e mais emoção para quem está em casa assistindo”, enfatiza a apresentadora Ana Paula Padrão.

Helena Rizzo, estreante na temporada com chefs profissionais, garante que não vai pegar leve. “São pessoas que vêm mais preparadas para a pressão, então podemos cobrar um pouco mais, mas sem ofender ninguém. Na minha cozinha, nos momentos em que precisei ser mais enfática, eu fui. Acho que agredir alguém com palavras tem muito mais a ver com um descontrole do líder do que do funcionário. Não é uma competição de ego ou de quem manda e quem obedece. Estamos falando de um espaço onde você deve orquestrar e todo mundo dar o melhor de si”, pontua.

Erick Jacquin espera encontrar candidatos que saiam da zona de conforto. “Não quero nada prático. O MasterChef Profissionais pede provas mais complicadas, mas espero que os competidores saibam lidar com as dificuldades e tragam receitas surpreendentes”, diz o francês. “Cada ano que passa a régua de exigências vai aumentando. Os participantes já chegam com sangue nos olhos, então acredito que será uma temporada mais bruta”, diz Henrique Fogaça.

Conheça os 12 participantes do MasterChef Profissionais 2022:

Ananda

27 anos, Santos (SP)

Imagem com foto da participante Ananda
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Caiçara de Santos, litoral paulista, a profissional gostava de cuidar de caranguejos antes de serem cozinhados quando era criança. É bastante criativa, intuitiva e versátil. Já praticou natação, cursou artes, mas só se encontrou na gastronomia. Tem como hobby visitar museus pelo silêncio e calmaria que o ambiente lhe traz. Já trabalhou no estrelado restaurante DOM, de Alex Atala, com o chef Marcelo Corrêa Bastos e também na Argentina. Atualmente, faz parte da equipe do restaurante Charco. Se diz maníaca por organização: se alguém bagunça seu espaço, o bicho pega! Veio para o MasterChef Profissionais para mostrar seu talento e representar jovens mulheres que precisam de mais voz na cozinha.

Cláudia

48 anos, Aracaju (SE)

Imagem com foto da participante Cláudia
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Claudinha, como gosta de ser chamada, é pura vaidade e energia nordestina. Uma mãe muito amorosa e determinada, que começou a estudar culinária aos 40 anos. Com oito anos de profissão, já trabalhou nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, foi professora de gastronomia e atualmente cuida de seu bistrô. Concorreu ao prêmio Dólmã em 2022 e foi chamada pelo Itamaraty para representar as iguarias de Sergipe em 2023. Veio para o MasterChef Profissionais para mostrar a cozinha de seu estado e apresentar todo o repertório que acumulou mundo afora, destacando o poder da mulher nordestina.

Diego

41 anos, São Paulo (SP)

Imagem com foto do participante Diego
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Desde criança vivendo entre mulheres fortes e de intensa ligação com a culinária, acumula mais de 20 anos de experiência na gastronomia. Viajou o mundo em busca de conhecimento, passando por restaurantes com estrela Michelin e trabalhando com grandes nomes, como Alex Atala, Carla Pernambuco, Sergio Arno e Gordon Ramsay, jurado do MasterChef nos Estados Unidos. Em uma de suas viagens para a África conheceu a Angola, onde aprendeu a preparar diversas carnes exóticas e entendeu como a cultura do alimento forma uma nação. Com toda essa bagagem acumulada, cheio de técnica e pronto para alçar novos voos, o paulistano promete encarar de frente os desafios dessa intensa competição.

Ellen

24 anos, Olinda (PE)

Imagem com foto da participante Ellen
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Vem colocar o tempero pernambucano na disputa. Apaixonada por culinária desde cedo e grande fã do MasterChef, viu no programa uma inspiração. Na época, seu pai era um cozinheiro de mão cheia e hoje a jovem de apenas 24 anos honra a memória dele à boca do fogão. Sorridente e comunicativa, quer provar que não tem medo dos chefs com mais experiência do que ela. Com base forte na gastronomia nordestina, já chefiou a cozinha de uma famosa pousada em Fernando de Noronha e também se garante como grande parrillera. Promete que tempero nunca vai faltar nos seus preparos e trilha sonora também não! Vai cantar muito e abalar as estruturas do MasterChef Profissionais.

Enzo

23 anos, Santa Maria (RS)

Imagem com foto do participante Enzo
(foto: Band/Renato Pizzutto)

É o mais jovem na cozinha do MasterChef Profissionais e quer mostrar todo foco que um autodidata precisa para se destacar. Nos livros gastronômicos encontrou sua paixão e não teme os mais experientes. Começou sua trilha de sucesso na famosa Praia do Rosa, em Santa Catarina, ainda como lavador de pratos. Aos poucos foi se destacando e subindo de cargo até se tornar um cozinheiro de destaque, inclusive dando consultoria a restaurantes da região. Aventureiro, o jovem prodígio deu um “até breve” às praias para tentar a vida em São Paulo, trabalhando com os ingredientes que mais gosta no restaurante Churrascada do Mar. Tem um pezinho na comida contemporânea e aposta em sua personalidade forte para ir longe na competição. Não quer seguir um padrão, é contestador e está pronto para mostrar que idade e currículo não fazem campeões.

Hichel

43 anos, Sorocaba (SP)

Imagem com foto do participante Hichel
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Gaúcho com fama de marrento, começou a carreira trabalhando em restaurantes renomados de Porto Alegre, sua cidade natal, e hoje dá aulas e coordena cinco estabelecimentos no interior de São Paulo. Para ele, a maior realização foi ter criado sua cozinha móvel, um equipado foodtruck, onde tem liberdade de transitar pelas ruas e também pelos mais diferentes estilos de gastronomia. E se alguém pergunta pelo cardápio, ele responde: “É o que eu estou afim de cozinhar hoje”. Muito competitivo, é fanático pelo Grêmio. O competidor diz que não gosta de levar desaforo para casa, mas deseja encarar o MasterChef Profissionais com bom humor, como uma partida de futebol entre amigos.

Luciane

36 anos, São Paulo (SP)

Imagem com foto da participante Luciane
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Aposta no seu repertório de gastronomia saudável para se destacar no MasterChef Profissionais. Começou sua carreira em Londres e trabalhou em diferentes restaurantes por toda a Europa. No Brasil, é chef executiva há dez anos da rede de restaurantes Frutaria São Paulo. Com uma carreira bem-sucedida e uma rotina intensa, não é do tipo que acata ordens na cozinha. Geniosa e comunicativa, não tem medo de se impor e falar o que pensa. Acredita que sua facilidade com a liderança vai ajudá-la a levar o troféu para casa.

Marcelus

37 anos, Natal (RN)

Imagem com foto do participante Marcelus
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Vem de uma família formada por dentistas e chefs, mas acabou optando pelo lado da gastronomia. Gosta de games, filmes e motos antigas. Passou por restaurantes em Belém, Florianópolis, Estados Unidos e atualmente chefia o Bule, no litoral potiguar. Dentro da cozinha é muito organizado e quase tem obsessão por limpeza. No programa, quer mostrar seu trabalho individual por acreditar que dentro de uma cozinha nem sempre se conquista o reconhecimento necessário.

Marília

37 anos, Recife (PE)

Imagem com foto da participante Marília
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Quem ouve a voz pode se confundir sobre sua origem. A recifense mora em Lisboa há quatro anos e tem um “bocadinho” de sotaque português em seu vocabulário. Mas Portugal não é o único lugar que ela conheceu. Trabalhando em uma companhia aérea, viajou para mais de 40 países e acabou se apaixonando pela gastronomia. Largou a carreira e embrenhou-se na cozinha, o que acabou levando a pernambucana a se aventurar em solo português. Bastante competitiva e determinada, vai usar a força que ganha no crossfit como motor para levar o cobiçado troféu do MasterChef Profissionais para o nordeste.

Thalyta

30 anos, Porto Alegre (RS)

Imagem com foto da participante Thalyta
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Começando a carreira pela França, deixou sua marca em restaurantes e institutos renomados em Paris. Com o francês na ponta da língua, viajou para o Canadá, trabalhando com influências franco-italianas em um famoso hotel. Bastante calma, organizada e consciente, largou a vida nas cozinhas por dois anos para se dedicar à produção de conteúdo gastronômico nas redes sociais. Provando que tamanho não é documento, está pronta para vestir a dólmã mais uma vez e garante que, em seu habitat natural, vira uma gigante. A gaúcha promete delicadeza e muita personalidade na cozinha e garante que vai conquistar o paladar dos jurados com suas invenções.

Thyago

39 anos, Maringá (PR)

Imagem com foto do participante Thyago
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Quem vê sua aparência tranquila não imagina o quanto ele é competitivo. Praticante de artes marciais por muitos anos, é focado e disciplinado também na cozinha. Ex-fisioterapeuta, sua paixão pela culinária o ajudou a superar o luto pelo irmão e deu um grande impulso para mudar de carreira. Estudou gastronomia na Itália, trabalhou em restaurantes por toda a Europa, alguns com estrela Michelin, e depois enriqueceu ainda mais seu repertório morando por um tempo na Austrália. Atualmente, é gestor em um restaurante em Maringá, dá aulas e vende massas, um de seus pontos fortes. É com esta bagagem internacional que busca ganhar a maior competição gastronômica do mundo.

Wilson

39 anos, Rio de Janeiro (RJ)

Imagem com foto do participante Wilson
(foto: Band/Renato Pizzutto)

Grande no tamanho, no coração e nos temperos, é chef de cozinha em um famoso hotel da Cidade Maravilhosa. Muito do que sabe aprendeu durante sua morada nos Estados Unidos, quando era adolescente. Começou no salão como garçom e aos poucos foi conquistando seu espaço na cozinha. Convivia com famílias locais e entendeu a importância da culinária carregada de ancestralidade e que hoje é enraizada em sua vida. Com essas experiências, carrega fortes referências da soul food norte-americana e vai usar toda a sua bagagem para conquistar os jurados. Promete enfrentar de peito aberto os desafios do MasterChef Profissionais como tudo o que faz na vida.

O MasterChef Profissionais também será transmitido na TV por assinatura, toda sexta-feira, às 18h25, no canal Discovery Home & Health e no streaming pelo Discovery+. Criado por Franc Roddam, o formato é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O campeão levará para casa o troféu MasterChef Profissionais 2022, um prêmio de R$ 300 mil e um Mitsubishi Eclipse Cross 2023. Uma marca de eletrodomésticos vai presentear o ganhador da edição com 20 produtos. Outros três anunciantes do programa oferecerão um home bar e um curso de mixologia para preparação de drinks.

Leia mais