Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TV ANHANGUERA

Hackers sequestram arquivos de afiliada da Globo e exigem R$ 1 milhão

Imagem com foto de Lilian Lynch, apresentadora da TV Anhanguera, afiliada da Globo
Lilian Lynch, apresentadora da TV Anhanguera; grupo que controla afiliada da Globo sofreu ataque hacker (foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O Grupo Jaime Câmara, que controla a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e Tocantins, tem vivido momentos de tensão desde o último final de semana. Um ataque hacker fez com que todos os sistemas que atendem aos veículos do grupo de comunicação, como as emissoras de televisão, rádio, sites e jornais impressos, ficassem indisponíveis. Os telejornais locais estão sendo produzidos de forma limitada, com exibição de poucas reportagens, e até mesmo algumas rádios estão fora do ar. Internamente, o problema técnico é atribuído a um ataque de ransomware — tipo de software malicioso geralmente utilizado para extorsão.

Os primeiros problemas técnicos nas empresas da parceira da Globo foram notados no último domingo (25), com uma mensagem de erro no momento em que os assinantes e leitores tentavam acessar os sites do jornal O Popular, Daqui e Jornal do Tocantins. As rádios Executiva e Moov FM, de Goiânia, estão com as transmissões suspensas. Na televisão, o problema fez com que até mesmo as edições regionais do Jornal Anhanguera não fossem produzidas para cidades do interior. No noticioso exibido na hora do almoço para todo o Estado, a apresentadora Lilian Lynch trocou o notebook por uma pilha de folhas de papel com o roteiro do jornal.

Pela manhã, o Bom Dia Goiás — equivalente ao Bom Dia São Paulo — também improvisou com a exibição de reportagens ao vivo para preencher o bloco de 2h30min de produção local. Sem acesso aos sistemas de rede que colocam o canal de televisão no ar, nem mesmo as tarjas com as manchetes das notícias foram mostradas para os telespectadores. O G1 Goiás foi o único veículo do grupo de mídia que não foi afetado, pois fica abrigado em um ambiente virtual de responsabilidade da Globo.

De acordo com informações exclusivas obtidas pela reportagem do TV Pop, o ataque hacker foi uma tentativa de interromper as operações dos veículos de comunicação do Grupo Jaime Câmera e acontece às vésperas da cobertura das eleições de 2 de outubro. Os criminosos teriam dado o prazo de sete dias para que a empresa de mídia pague a quantia de R$ 1 milhão ou todos os dados serão apagados. Nos bastidores do grupo que controla a afiliada da Globo, a esperança é de que exista um backup com os dados sequestrados pelos hackers e as operações sejam retomadas o quanto antes.

Nas redes sociais, a TV Anhanguera pediu desculpas pelos problemas técnicos dos veículos de comunicação. “Pedimos desculpas aos leitores dos jornais O Popular e Daqui e aos ouvintes das rádios Executiva e Moov FM pela indisponibilidade de nossos sistemas desde domingo. Nossas equipes estão trabalhando intensamente para o restabelecimento dos serviços o mais rápido possível. Enquanto isso, fique informado acessando o portal G1 Goiás, a rádio CBN Goiânia e a TV Anhanguera. Contamos com a sua companhia!”, disse a afiliada da Globo em comunicado publicado em uma rede social de fotos. A mesma nota foi postada nas redes dos veículos do Tocantins.

Na tarde desta segunda (26), a TV Anhanguera publicou um novo comunicado nas redes sociais confirmando que os sistemas do Grupo Jaime Câmara foram alvo de um ataque hacker no domingo (25). “O Grupo Jaime Câmara foi vítima, neste domingo, de um ataque hacker criminoso que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa. Em consequência desse ataque, nossos clientes e usuários poderão perceber alterações na qualidade de nosso conteúdo ou mesmo a indisponibilidade total, como no caso de algumas rádios ou dos sites de jornais”, iniciou o texto.

“Reforçamos que todos os dados de clientes e usuários já estavam protegidos por criptografia e portanto não há risco de vazamento de dados dos mesmos. O dano do ataque é limitado à restrição do acesso aos nossos sistemas. Nossas equipes estão trabalhando intensamente e sem medir esforços para garantir a continuidade e o restabelecimento integral de todos os serviços e produtos. Contamos com a compreensão de todos. Vamos juntos!”, concluiu a nota oficial.

Leia mais