Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo descongela Roberto Carlos e confirma novo especial de fim de ano

Foto do cantor Roberto Carlos
Roberto Carlos terá o seu tradicional especial de fim de ano em 23 de dezembro (foto: Divulgação/TV Globo)

Bastou que as primeiras fornadas de panetone chegassem aos supermercados para que a Globo iniciasse o descongelamento anual de Roberto Carlos: presença tão habitual no final de ano dos brasileiros quanto a ceia natalina, o cantor estará presente nas festividades da líder de audiência pelo 22º ano consecutivo. A emissora deu início aos preparativos para a produção do tradicional show televisionado do artista no início desta semana e já alertou suas afiliadas de que o Rei baterá ponto na programação do canal na noite de 23 de dezembro, após o capítulo de Travessia.

A reportagem do TV Pop teve acesso, em primeira mão, ao memorando enviado pelo departamento de Programação para as emissoras regionais de todo o país. No documento, o canal sinaliza que o planejamento é de que o show do cantor tenha cerca de 70 minutos de arte, desconsiderando a duração dos intervalos comerciais. Os três breakes, cada um com duração prevista de sete minutos, já estão sendo comercializados pelas afiliadas. Inicialmente, só a comercialização da cota de patrocínio foi vetada — a Globo tenta vender o espaço de maior visibilidade, com exposição na abertura e no encerramento da atração, para uma empresa nacional.

Figurinha carimbada na programação da líder de audiência desde 1974, Roberto Carlos só não apareceu nas comemorações de fim de ano da empresa em 1999, quando o cantor se licenciou de todas as suas atividades públicas por conta do agravamento da saúde de sua mulher, Maria Rita Simões, que morreu em 21 de dezembro daquele mesmo ano. Em 2020, por conta da gravidade da crise sanitária no país, a emissora optou por não produzir uma versão inédita de seu especial, reapresentando o show produzido em Jerusalém, transmitido originalmente em 2011.

Mesmo sendo alvo de piadas das redes sociais, as apresentações do Rei costumam ser sinônimo de audiência fácil para a Globo: em 2021, mesmo com grande parte da programação da rede em crise, o especial musical do cantor não passou vergonha no ibope. O show do ano passado, que ganhou o sub-título Reencontro, anotou média de 18,1 pontos na Grande São Paulo. Na ocasião, Roberto contou com as presenças de Jota Quest, Erasmo Carlos e Wanderléa, Fafá de Belém, Liah Soares, Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Sandy e Lucas Lima, além do coral Resgate Para a Vida.

Leia mais