Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

A Favorita fracassou? Chefão da Globo defende a novela e justifica cortes

Foto de Amauri Soares, diretor-geral da TV Globo e afiliadas
Amauri Soares saiu em defesa da reapresentação de A Favorita (foto: Camila Cara/TV Globo)

A reapresentação de A Favorita em Vale a Pena Ver de Novo fracassou? Para boa parte da mídia especializada, sim. Mas a realidade é outra para Amauri Soares, principal executivo da TV Globo na atualidade. Em entrevista exclusiva concedida ao TV Pop, o diretor-geral da emissora e afiliadas defendeu o folhetim e garantiu que os índices da trama estão em linha com o que era aguardado pelo canal. “Está dando exatamente a audiência que a gente esperava dela”, afirmou o jornalista, que também explicou qual é o verdadeiro motivo para os cortes na trama nas últimas semanas.

“A Globo tem um código de conduta no vídeo, nós temos um código de príncipios e valores. Se eu quisesse, poderia exibir No Limite durante a tarde. Poderia exibir uma novela inadequada para todos os públicos? Poderia. Então porque a gente não pode exibir uma novela das nove na faixa da tarde da mesma forma em que ela foi transmitida originalmente, com a mesma edição? É por uma questão de adequação de horário. Essas novelas foram produzidas e editadas para o horário das nove”, justificou o executivo, que explicou alguns dos focos de mudança na reapresentação.

“Nem toda a cena é adequada para ser exibida a tarde, nem toda cena de amor é adequada para ser exibida a tarde, nem toda a cena de agressão, nem toda a cena de conflito… e em alguns momentos, nem toda a representação de uma situação vivida por um personagem é adequada para exibirmos durante a tarde. Nós avaliamos a novela de novo, inteirinha, e ela já foi editada todinha para ser exibida a tarde”, pontuou Soares, que pediu espaço para falar de um tema “muito importante” — o compromisso da Globo em adequar produtos aos seus respectivos horários.

“A Favorita está com os resultados que nós esperávamos dela… é muito importante falarmos sobre isso, para que as pessoas não achem que pela novela estar sendo reduzida ou reeditada em sua versão da tarde signifique que nós estejamos acelerando o seu fim porque ela não foi bem. As novelas, em seu formato original, tem várias cenas de homicídio, de assassinatos. Existem cenas mais adultas, delicadas. Mesmo sem imposição da vinculação horária, que o Supremo considera inconstitucional, existe algo que se chama adequação”, assegurou ele, citando um livro interno da rede.

“Nós respeitamos profundamente o que está publicado nos Príncipios e Valores da TV Globo no Vídeo. A gente mexe na novela por conta do nosso olhar de adequação para o público, não por medo de uma vinculação horária. O horário noturno tem uma classificação pensada para um público de mais idade, tendo uma adequação para um público mais velho. E no horário da tarde nós temos crianças assistindo, adolescentes… nós somos responsáveis”, garantiu Amauri Soares, que aproveitou para fazer outra ponderação sobre o desempenho da reapresentação de A Favorita.

“O horário do Vale a Pena Ver de Novo é crescente há quatro ou cinco anos. Toda novela transmitida nele está chegando a uma audiência maior e ela não quebrou isso. Ela está crescendo e dando mais que a novela anterior. E isso é normal: a anterior também deu mais que a anterior. E a gente aposta que a próxima aumentará os índices ainda mais. A Favorita é líder em sua faixa, tem bom consumo no Globoplay e estoura nas redes sociais. Nós editamos todas as novelas exibidas no Vale a Pena Ver de Novo. E isso é por uma questão de adequação”, arrematou o diretor da Globo.

Com pouco mais de 100 capítulos transmitidos até o momento, A Favorita tem média de 15,4 pontos na Grande São Paulo. O número é exatamente o mesmo que foi registrado por O Clone, que a antecedeu em Vale a Pena Ver de Novo, e está distante de fenômenos como Eta Mundo Bom! (21,7) e Avenida Brasil (18,8). A trama, no entanto, leva vantagem no share — que é a porcentagem de televisores ligados na atração. O rating [ponto de audiência, métrica comumente divulgada] caiu como uma consequência comportamental, mas a distância da Globo para as demais emissoras aumentou, provocando a crescente citada pelo executivo em sua ponderação. Ou seja: mesmo com ibope muito menor, a reprise atual é mais sintonizada do que os grandes fenômenos da faixa.

Leia mais