Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Jornalista da Globo é agredida após filmar briga entre times no Piauí

Profissional da TV Clube, afiliada da Globo, é agredida (foto: Reprodução/Globo)

Emanuele Madeira, jornalista do Globo Esporte, foi agredida por um homem que usava o uniforme do Altos, do Piauí, durante confusão generalizada do clube com o Fluminense-PI após partida da 9ª rodada do Campeonato Piauiense nesta quarta-feira (5).

Uma discussão entre o técnico Wallace Lemos, do Flu-PI, e o presidente do Altos, Warton Lacerda, desencadeou em uma confusão generalizada na porta dos vestiários do estádio Felipão, em Altos, a 40 km da capital Teresina.

A profissional da TV Clube, afiliada da Globo, filmava a briga quando teve o celular arrancado à força e foi agredida no braço por um homem que depois a agarrou pelo pescoço se recusando a devolver o material de trabalho da jornalista.

Emanuele Madeira foi escoltada pela Polícia Militar para registrar o boletim de ocorrências na Polícia Civil. Apesar de o agressor identificado como João Paulo dos Anjos estar na lista de credenciamento como membro do estafe do clube, o Altos diz que ele não faz parte da equipe do time.

Segundo o GE, o homem foi credenciado em quase todas as partidas do time no Campeonato Piauiense como funcionário de apoio e, além do estadual, integrou a delegação do clube na Copa do Nordeste. Ele viajou com o time para um jogo em Alagoas que classificou a equipe do Piauí às quartas de final da competição.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor/PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgou uma nota repudiando as agressões sofridas pela jornalista:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor/PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público repudiar e condenar veementemente as agressões físicas e morais sofridas pela jornalista Emanuele Madeira, do Globo Esporte (GE), da TV Rádio Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí, agredida por um homem que usava o uniforme do Altos, do Piauí, durante confusão generalizada do clube com o Fluminense-PI. A agressão aconteceu na noite dessa quarta-feira, (05/05), no Estádio Felipão, no município de Altos, a 40 km de Teresina, após partida da 9ª rodada do campeonato estadual.

Um bate-boca entre o técnico Wallace Lemos, do Flu-PI, e o presidente do Altos-PI, Warton Lacerda, desencadeou uma batalha campal na porta dos vestiários do estádio Felipão. Enquanto filmava a briga, Emanuele Madeira teve o celular arrancado a força e foi agredida covardemente no braço por esse homem, que depois a agarrou pelo pescoço, se recusando a devolver o material de trabalho da profissional, num verdadeiro atentado machista e de desrespeito ao direito constitucional de liberdade de imprensa e do pleno exercício do jornalismo.

Assim como Emanuele Madeira, profissionais de imprensa também presentes na cobertura jornalística a atividade esportiva sofreram agressões morais e ameaças. Estes atentados exigem apuração e punição aos agressores por parte da Federação de Futebol do Piauí (FFP), bem como investigação das autoridades policiais conforme Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Altos.

Cabe ao Sindjor-PI e Fenaj cumprirem o dever e papel em defender a categoria, quer seja filiados ou não, a defesa incondicional do livre exercício da profissão de jornalista e o direito constitucional da sociedade à informação. Essa é a obrigação primeira do Sindjor-PI e Fenaj, que não pode silenciar quando esses valores democráticos estão sob ameaça. O Sindjor-PI e Fenaj estarão cobrando tanto da parte da FFP como das autoridades policiais do Estado apuração dos fatos para as providências conforme a lei exige, como também exigindo segurança aos profissionais de imprensa nas cobertura nos estágios de futebol no Piauí.

 

Leia mais