A Globo já definiu a data de estreia da novela que estará em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo com o fim da quarta exibição de O Rei do Gado (1996). Em comunicado enviado para suas afiliadas, obtido pela primeira mão pela reportagem do TV Pop, a emissora anunciou que o próximo folhetim — ainda não definido — do tradicional slot de reprises da televisão aberta brasileira irá estrear daqui pouco mais de um mês, em 29 de maio, uma segunda-feira.
O que você precisa saber
- Fenômeno do Vale a Pena Ver de Novo, O Rei do Gado já tem data para chegar ao fim;
- A história de Bruno Mezenga terá o seu último capítulo exibido na tarde de 2 de junho;
- Dias antes, em 29 de maio, a Globo promoverá a estreia de sua nova reprise vespertina.
Se o planejamento do departamento de Programação da empresa não mudar repentinamente, o último capítulo da história protagonizada por Antonio Fagundes e Patrícia Pillar será transmitido no dia 2 de junho. A reprise de O Rei do Gado estreou na Globo em 7 de novembro do ano passado substituindo A Favorita (2008). Inicialmente, a mais cotada para suceder Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) era Mulheres Apaixonadas (2003), de Manoel Carlos, que novamente volta para as mesas de apostas como a próxima reapresentação dos fins de tarde.
Leia mais: Daniel de Oliveira pede demissão da HBO Max para voltar às novelas da Globo
Leia mais: Vilã de Chocolate com Pimenta revela que teve dificuldade em cena de bullying
A decisão de reprisar a trama rural de Benedito Ruy Barbosa partiu de uma canetada de Amauri Soares, diretor de programação da Globo, que contrariou os estudos da sua equipe. A escolha pelo folhetim originalmente transmitido na faixa das 21h entre junho de 1996 e fevereiro de 1997 se mostrou um acerto do executivo, que agora também é o chefão dos Estúdios Globo. A média de audiência de O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo é de 16,7 pontos na região metropolitana de São Paulo, o melhor desempenho desde Laços de Família (2000), em 2020, que anotou 18,8.
Naquele ano, a trama da protagonista Helena vivida por Vera Fischer foi transmitida no auge das restrições impostas pela crise sanitária causada pelo vírus da infecção respiratória. Antes da atual reprise, A Favorita fechou com 15,7 de média, O Clone (2001) teve 15,4 pontos e Ti-Ti-Ti (2010), que ficou no ar até o começo de 2022, registrou 14,6 pontos. Internamente, há a expectativa de que a chamada da substituta de O Rei do Gado seja exibida nos intervalos do último capítulo de Travessia no dia 5 de maio.
Em novembro, o teaser da saga dos Mezenga e dos Berdinazi — que levantou um debate sobre a luta por posse de terra que ultrapassou o universo ficcional e ganhou repercussão na sociedade em geral — foi exibida de surpresa no intervalo do último episódio de Pantanal (2022).