TEATRO E TV

Antonio Fagundes explica por que rompeu contrato com a Globo: “Não faço mais”

Ator não aceitou exigência da emissora de abandonar esquema especial que conciliava gravações com sua agenda no teatro

Foto de Antonio Fagundes em um quarto
Antonio Fagundes rompeu com a Globo após mudança nas gravações (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Antonio Fagundes revelou que foi dele a decisão de romper o contrato fixo com a Globo após mais de quatro décadas na emissora. Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o ator explicou que o fim do acordo ocorreu depois que a emissora decidiu encerrar o esquema especial que permitia a conciliação entre as gravações e sua agenda no teatro.

“Quando a emissora disse que eu não teria mais esse esquema de gravar segunda, terça e quarta para fazer as minhas peças, eu falei: ‘Não faço mais’”, declarou. “Alguns colegas de teatro reclamavam sobre a TV, dizendo ‘eu não sou máquina’. Eu não. Eu queria ser máquina, queria ser a máquina mais perfeita daquele processo”, contou.

O ator, que passou 44 anos como um dos principais nomes da teledramaturgia da casa, afirmou que a Globo perdeu um grande ativo ao encerrar o vínculo. “Eu levei 44 anos para me especializar. Quando atingi o auge da minha especialização, eles mudaram o processo de produção. Perderam o investimento deles. Perderam o patrimônio deles”, disse Antonio Fagundes, destacando a mudança no modelo de contratação da emissora.

O veterano ainda criticou a dispensa em massa de artistas com mais currículo. “Tem uma turma que está lá agora, de jovens extraordinários, mas que não têm 40 anos de experiência”, afirmou. Segundo o ator, a emissora “jogou a criança fora junto com a água da bacia”.

Antonio Fagundes sinalizou que não tem tanto interesse em voltar para a televisão. “Não sei se gostaria tanto [de voltar a fazer TV]. O que sempre me fascinou foi exatamente o fato de ser industrial“, analisou. “Antigamente você tinha cena de 10 minutos, e o público parava para ver. Hoje, a cena não tem mais de um terço de uma página, isso quer dizer 30 segundos. Só que em 30 segundos, você não aprofunda nada, as relações se esvaem, é tudo muito rápido. E quando não está rápido, explode um avião, capota um automóvel”, disse.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.