EXCLUSIVO!

Lady Gaga derruba audiência da Globo e tem 923 mil menos telespectadores que Madonna

Apresentação da cantora dominou atenções nas redes sociais, mas interesse não conseguiu ser convertido em bons índices de ibope para a maior emissora do país

Foto da cantora Lady Gaga em seu show no Rio de Janeiro
Lady Gaga derrubou audiência do horário nobre da Globo (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Lady Gaga conseguiu mobilizar uma legião de fãs nas areias da praia de Copacabana, mas não teve êxito na missão de atrair público para a Globo. A apresentação da cantora espantou boa parte dos telespectadores habituais da emissora e teve consideravelmente menos audiência que o show da veterana Madonna, também televisionado pela rede. Os dados prévios de audiência indicam que a performance da intérprete de hits como Bad Romance e Poker Face foi sintonizada por 923.198 pessoas por minuto a menos que a voz de Like a Virgin em 4 de maio de 2024.

A reportagem do TV Pop teve acesso, com exclusividade, aos primeiros números de ibope da apresentação da artista na Grande São Paulo, que é a região responsável por ditar tendências para o mercado publicitário. Transmitido entre 21h19 e 0h23, o evento Todo Mundo no Rio rendeu uma média de 11,7 pontos para a Globo, índice suficiente para assegurar a preferência de 23 em cada 100 televisores ligados na principal metrópole do país. É uma queda de 31% na comparação com os números do ano passado, quando Madonna deu uma média de 17,0 pontos para a emissora.

Além da fuga de quase 1 milhão de pessoas na comparação com 2024, Lady Gaga contribuiu para uma raríssima derrota da principal rede do país no Ibope: no horário em que a apresentação da artista esteve no ar, a liderança de audiência foi dos serviços de streaming, que anotaram uma média de 14,2 pontos. Elas foram seguidas pelo somatório de todos os canais da TV por assinatura (4,4), Record (4,2), SBT (3,9), Band (1,2) e RedeTV! (0,9).

Os índices da Globo não minguaram apenas no comparativo com a apresentação de Madonna. Levando em consideração a faixa horária em que o evento Todo Mundo no Rio foi transmitido, os números da emissora foram 23% menores que os obtidos nos quatro sábados anteriores, em que o canal levou ao ar a sua programação habitual — ou seja, os minutos finais do Jornal Nacional, Vale Tudo, Big Brother Brasil 25 e o programa Altas Horas.

Com a audiência insatisfatória do show de Lady Gaga, a Globo acabou perdendo a liderança na média do horário nobre, que concentra a maior quantidade de investimentos do mercado: foram 15,0 pontos de média entre 20h e meia-noite, contra 15,9 das plataformas de streaming. Todos os números de audiência presentes neste texto são prévios e estão sujeitos a alterações, para mais ou para menos, na consolidação dos dados, que acontece apenas no próximo dia útil — os índices finais serão publicados pelo TV Pop no início da tarde de segunda-feira, dia 5 de maio.

Nota da Redação: em situações habituais, a diferença entre os dados prévios e consolidados costuma ser de, no máximo, 0,5 ponto para mais ou para menos. No entanto, há um histórico cada vez maior de falhas na medição de audiência em eventos que são transmitidos de maneira simultânea, com o mesmo áudio, em mais de uma plataforma de conteúdo — e o show de Lady Gaga foi levado ao ar na Globo, Globoplay e Multishow. Durante um intervalo, na faixa da meia-noite, a Globo saltou de 8 para 11 pontos. Ou seja: os números podem sofrer mudanças significativas.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.