José de Abreu está prestes a estrear em um dos papéis mais intensos de sua carreira. O ator viverá Charlie, protagonista da peça A Baleia, que estreia no dia 6 de junho no Teatro Adolfo Bloch, no Rio de Janeiro. A montagem teatral é baseada no texto original de Samuel D. Hunter, o mesmo que deu origem ao filme homônimo estrelado por Brendan Fraser, vencedor de dois Oscars em 2023.
Em publicação nas redes sociais, José de Abreu compartilhou os bastidores da preparação para o papel. Um dos desafios é se transformar no personagem com quase 300kg. “O início de tudo. Preparando meu rosto, fazer o molde que foi usado para estudo das próteses que usarei em A Baleia, peça teatral que deu origem ao filme”, escreveu o ator, que completou recentemente 57 anos de carreira.
Segundo ele, interpretar Charlie é um desafio físico e psicológico. “Charlie é um dos personagens mais desafiadores da minha longa carreira, tanto física quanto psicologicamente. A busca da reconciliação com sua filha Ellie é comovente”, relatou. Na peça, Ellie será vivida pela atriz Gabriela Freire.
A direção e tradução da obra ficam por conta de Luis Artur, que comanda a adaptação brasileira do texto que tem sido montado com sucesso em diversos países. A produção promete manter a carga emocional e a complexidade dos personagens, especialmente a jornada de Charlie — um professor recluso que tenta retomar o contato com a filha adolescente enquanto lida com problemas de saúde e questões existenciais.


