PAPEL SOCIAL

Cena de Vale Tudo aumenta em 300% procura por pensão alimentícia

Episódio em que Lucimar entra na Justiça inspirou recorde de acessos e agendamentos no aplicativo oficial do órgão

Ingrid Gaigher como Lucimar em Vale Tudo
Cena de Vale Tudo sobre pensão alimentícia dispara acessos ao app da Defensoria (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A novela Vale Tudo, exibida no horário nobre da Globo, demonstrou mais uma vez o poder da dramaturgia na conscientização social. Na terça-feira (13), uma cena protagonizada por Lucimar, personagem de Ingrid Gaigher, gerou um aumento de 300% nos acessos ao aplicativo da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Na trama, a faxineira decide entrar na Justiça para exigir pensão alimentícia do pai de seu filho, após oito anos sem apoio financeiro.

A personagem toma a decisão com apoio de Daniela (Jessica Marques), estudante de Direito na história, e utiliza o próprio aplicativo da Defensoria, recurso real oferecido pelo órgão. Segundo nota oficial, durante a exibição da cena, o sistema da Defensoria chegou a registrar 4.560 acessos por minuto, número muito acima da média de mil acessos. O episódio também motivou 1.148 agendamentos via app, o que representa um crescimento de 70% em relação ao volume habitual de 2025.

O defensor público-geral do Estado, Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão, confirmou a correlação entre a cena de Vale Tudo e o aumento da procura. “A discussão na ficção trouxe à tona uma realidade, infelizmente, muito comum do nosso país. A maior parte das nossas ações envolve a área de família e requerimento de pensão alimentícia”, afirmou.

Para ele, o impacto da novela vai além do entretenimento. “A discussão de direitos na novela só vem somar e traz benefícios diretos para população, principalmente para as mulheres. Observamos um aumento imediato na procura por nosso atendimento enquanto a novela estava no ar”, destacou o defensor.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.