EXCLUSIVO!

Amauri Soares mente audiência da Globo para impressionar anunciantes

Executivo disseminou e festejou dados de ibope que não condizem com a realidade durante a Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina

Foto de Amauri Soares, diretor-geral da TV Globo
Amauri Soares forjou dados de audiência em apresentação na Rio2C (foto: Manoella Mello/TV Globo)

Compartilhe:

Atualizado em 01/06/2025 – 16:12

Habituada a festejar métricas faraônicas para o público e o mercado publicitário, a TV Globo precisou disseminar uma mentira para ter o que festejar na Rio2C. Durante a principal apresentação do conglomerado no maior evento de criatividade da América Latina, Amauri Soares afirmou que o canal seguiria apostando em coproduções com suas afiliadas para exibir na Tela Quente nos primeiros meses do ano por conta dos bons índices de ibope da iniciativa. Mais do que isso: o diretor-geral da rede disse que, em 2024, a sessão teve seu maior público com um longa nacional.

“No ano passado, a maior média de Tela Quente foi o filme Pés de Peixe, fruto de uma parceria nossa com a Rede Amazônica, de Manaus. Ele conseguiu alcançar mais ibope que todos os outros longas exibidos na sessão, considerando até mesmo produções de Hollywood”, festejou o executivo. Mais de 1.000 pessoas estavam no auditório da apresentação da TV Globo no evento — e as platéias eram majoritariamente compostas por importantes diretores de produtoras de conteúdo de todo o mundo, agências de publicidade, veículos de imprensa e até por TVs concorrentes.

A fala de Amauri Soares espantou boa parte dos presentes no painel da Globo na Rio2C. O TV Pop, que estava presente no auditório, conseguiu reparar diversos olhares de desconfiança depois da comemoração do executivo — a fala do diretor-geral, por sinal, não era algo inédito. Fontes da reportagem dizem que ele já havia festejado o suposto feito da coprodução com a afiliada de Manaus em outras ocasiões, principalmente durante eventos motivacionais com outros executivos do conglomerado.

Os diretores que ouviram a comemoração em outras ocasiões, assim como a platéia da Rio2C, não compraram o discurso de Soares. Uma rápida pesquisa em portais especializados na cobertura de televisão e que divulgam diariamente os dados consolidados de audiência, como o Notícias da TV e o próprio TV Pop, revelam que o principal executivo da TV Globo está mentindo de forma recorrente para tentar impressionar seus comandados e, agora, também o mercado publicitário e produtoras de conteúdo.

Realidade é bem diferente da festejada por Amauri Soares

Considerando apenas os dados de audiência da Grande São Paulo, principal metrópole do país, Pés de Peixe cravou uma média de 12,2 pontos na Tela Quente de 8 de abril de 2024, número que indica a sintonia de 2.336.056 telespectadores por minutos. Não foi o melhor desempenho da sessão de filmes em nenhum critério comparativo: quando avaliadas todas as produções que foram exibidas ao longo do ano, o topo do ranking pertence ao thriller Tempo (17,0 e 3.255.160 telespectadores). Entre os longas feitos por afiliadas, o mais visto foi Só no Sertão (12,8 e 2.450.944).

O discurso de Amauri Soares não condiz com a verdade nem mesmo quando consultados os dados do Painel Nacional de Televisão. Na métrica considerada como referência de público nacional para emissoras e agências de publicidade, já que ela compila os dados das 15 principais regiões metropolitanas do Brasil, Pés de Peixe marcou 12,1 pontos de média e foi assistido por 7.694.147 pessoas, enquanto o thriller Tempo conquistou média de 15,0 pontos e garantiu a preferência de 9.872.910 telespectadores por minuto.

Nem mesmo o share, que é o percentual de televisores ligados em cada atração, consegue corroborar a declaração do diretor-geral da TV Globo: Tempo foi sintonizado por 34,5% dos aparelhos das 15 principais regiões metropolitanas do país, enquanto Pés de Peixe teve a preferência de apenas 33,3% dos domicílios — a coprodução dos Estúdios Globo com a Rede Amazônica não está entre os cinco melhores desempenhos de audiência média da sessão de filmes na Grande São Paulo, tampouco no Painel Nacional de Televisão.

Após publicação do TV Pop, executivo admite erro e se desculpa

Depois da publicação deste texto, Amauri Soares entrou em contato com a reportagem do TV Pop e admitiu que, de fato, errou ao afirmar que Pés de Peixe foi a produção de maior audiência da sessão Tela Quente no ano passado. O executivo pede desculpas aos leitores do site e aos presentes no painel da Rio2C, sinalizando que se esqueceu de afirmar que a comemoração se referia aos filmes nacionais transmitidos pelo slot em 2024. Confira a íntegra da mensagem enviada pelo diretor-geral da TV Globo:

Prezado Gabriel de Oliveira,

Queria agradecer a oportunidade de esclarecer dois pontos da minha fala sobre filmes no Rio2C, esta semana.

Primeiro: Pés de Peixe, produzido em parceria com a afiliada da Globo em Manaus, a Rede Amazônica, foi, sim, o filme brasileiro de maior audiência do ano de 2024 na sessão Tela Quente, na Média Nacional (PNT), conforme medição da Kantar Ibope. Pés de Peixe superou vários filmes estrangeiros, inclusive da Marvel, como eu mencionei.

Mas, no ranking geral, Pés de Peixe não foi o filme de maior audiência do ano no slot, conforme eu falei. Neste ponto, eu me enganei e deixei de alertar para o recorte de filmes nacionais. Por isso, peço desculpas.

Como jornalista, não poderia deixar de fazer este esclarecimento. Razão pela qual, eu agradeço a oportunidade.

Amauri Soares

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.