O TV Pop é, cada vez mais, o site mais influente da cobertura de televisão no país: consolidado como o veículo independente do setor com maior número de leitores mensais, segundo dados da Comscore, o portal tem a sua audiência majoritariamente formada por executivos dos principais canais e agências de publicidade do Brasil. Até mesmo Amauri Soares, diretor-geral da Globo, faz parte do público fiel do TV Pop — e pediu espaço aos leitores do site para pedir desculpas públicas por um equívoco durante a sua palestra no painel da emissora na Rio2C, na semana passada.
Em uma mensagem enviada ao jornalista Gabriel de Oliveira, publisher do TV Pop, Soares admitiu que a sua comemoração sobre os números de ibope obtidos pelo filme Pés de Peixe, produzido em uma parceria da Globo com a Rede Amazônica, não condizia com a realidade dos índices da Tela Quente em 2024. “O filme não foi o de maior audiência do ano no slot, conforme eu falei. Por isso, peço desculpas”, afirmou o executivo.
No início da tarde de 31 de maio, o portal publicou a reportagem “Amauri Soares mente audiência da Globo para impressionar anunciantes”. No texto, o TV Pop reproduziu a comemoração feita pelo diretor-geral da emissora durante a sua participação no painel organizado pela rede na Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, e sinalizou que Pés de Peixe sequer estava entre os cinco melhores desempenhos de ibope da Tela Quente no ano passado, diferentemente do afirmado pelo executivo para uma platéia de mais de 1.000 pessoas.
Levando em consideração os índices de audiência do Painel Nacional de Televisão, métrica da Kantar Ibope que compila os números das 15 principais regiões metropolitanas do país, Pés de Peixe teve 12,1 pontos de média e foi assistido por 7.694.147 pessoas em sua exibição na principal sessão de filmes da televisão brasileira, em 8 de abril de 2024. O melhor desempenho da Tela Quente no ano foi obtido pelo thriller Tempo, que conquistou média de 15,0 pontos e garantiu a preferência de 9.872.910 telespectadores por minuto.
Em sua mensagem, Amauri Soares admitiu o equívoco em sua comemoração — que, como dito pela reportagem, era recorrente até mesmo entre outros executivos da rede — e se desculpou com os leitores do TV Pop e o auditório da Rio2C. A seguir, confira a íntegra do texto enviado pelo diretor-geral da TV Globo:
Prezado Gabriel de Oliveira,
Queria agradecer a oportunidade de esclarecer dois pontos da minha fala sobre filmes no Rio2C, esta semana.
Primeiro: Pés de Peixe, produzido em parceria com a afiliada da Globo em Manaus, a Rede Amazônica, foi, sim, o filme brasileiro de maior audiência do ano de 2024 na sessão Tela Quente, na Média Nacional (PNT), conforme medição da Kantar Ibope. Pés de Peixe superou vários filmes estrangeiros, inclusive da Marvel, como eu mencionei.
Mas, no ranking geral, Pés de Peixe não foi o filme de maior audiência do ano no slot, conforme eu falei. Neste ponto, eu me enganei e deixei de alertar para o recorte de filmes nacionais. Por isso, peço desculpas.
Como jornalista, não poderia deixar de fazer este esclarecimento. Razão pela qual, eu agradeço a oportunidade.
Amauri Soares


