Fernanda Montenegro usou as redes sociais nesta terça-feira (10) para compartilhar um bastidor da icônica cena da guerra de comida em Guerra dos Sexos (1983). A atriz revelou que a sequência foi gravada em apenas uma tomada, com apoio de quatro câmeras instaladas no estúdio. A cena, que protagonizou ao lado de Paulo Autran (1922-2007), é considerada uma das mais marcantes da história da teledramaturgia brasileira.
“Uma curiosidade: esta cena foi gravada de uma só vez. Conversamos com o diretor Jorge Fernando, que por sua experiência, entendeu que precisava de quatro câmeras no estúdio. Após a gravação, fomos eu e Paulo Autran no caminhão assistir a cena. Eu disse: ‘Paulo, essa cena vai ficar para a história da televisão’. E ficou”, escreveu Fernanda Montenegro.
Cena virou símbolo da novela Guerra dos Sexos
Na sequência, Charlô e Otávio, personagens de Fernanda Montenegro e Autran, protagonizam um conflito durante o café da manhã, trocando ofensas e jogando comida um no outro. “Você é burro! A vontade que eu tenho é pegar esse café e jogar na sua cara”, diz a personagem antes de dar início à confusão. “Você não teria coragem”, responde Otávio, que logo é atingido com o líquido quente.
Escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando (1955-2019) e Guel Arraes, Guerra dos Sexos mostrou a relação conturbada entre os primos Charlô e Otávio. Na trama, eles são obrigados a conviver sob o mesmo teto e trabalhar juntos para receber a herança deixada por um tio, gerando conflitos diários e cenas cômicas.


