O autor Benedito Ruy Barbosa recebeu alta hospitalar neste sábado (21), após passar um mês internado no HCor, em São Paulo. Ele foi hospitalizado em 20 de maio por conta do agravamento de um quadro de insuficiência renal crônica, que causa a perda progressiva e irreversível da função dos rins. A informação foi confirmada por boletim médico assinado pelos doutores Gabriel Dalla Costa e Cyrilo Emilio Zuccon Mantovani.
“O HCor informa que o paciente Benedito Ruy Barbosa recebeu alta e está deixando o hospital nesta tarde de sábado”, diz a nota oficial. A condição renal exige monitoramento constante, já que o mau funcionamento dos rins dificulta a filtragem adequada do sangue e pode levar ao acúmulo de toxinas no organismo.
Reconhecido como um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, Benedito Ruy Barbosa é responsável por sucessos como as versões originais de Pantanal (1990), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Embora esteja aposentado da escrita, sua filha Edmara Barbosa e o neto Bruno Luperi seguem sua trajetória como autores.
Nos últimos anos, o novelista deixou seu sítio em Sorocaba, no interior paulista, para morar na capital e facilitar o acesso a serviços médicos. “Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá. Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral”, afirmou Paula Barbosa, neta de Benedito, em entrevista ao jornal O Globo no início do ano.


