O Sem Censura celebra 40 anos no ar com uma série de edições especiais a partir da próxima segunda-feira (30). Para marcar a data, o programa da TV Brasil contará com convidados que fizeram parte de sua história e figuras conhecidas do público. A programação especial se estende até quarta-feira (2), com temas voltados para trajetória, reinvenção e bastidores.
A primeira edição comemorativa, na segunda-feira (30), abordará o tema Amadurecimento, arte e novos ciclos. A apresentadora Cissa Guimarães recebe Sheron Menezzes e Tiago Iorc, que estão às vésperas de completar 42 e 40 anos, respectivamente. Sheron relembrará momentos marcantes de sua carreira na televisão e no cinema, enquanto Tiago comentará suas vivências no cenário musical.
Na terça-feira (1), data exata do aniversário do programa, o destaque será os bastidores do Sem Censura. A jornalista Leda Nagle, que comandou a atração por duas décadas, dividirá a bancada com Bruno Barros, atual diretor-geral e ex-apresentador do programa, e com a colunista Cristina Padiglione, jornalista.
A semana especial do Sem Censura termina na quarta-feira (2) com o tema Mulheres em Transformação. Fabiana Karla contará detalhes sobre a descoberta de sua superdotação durante uma pauta do próprio programa. O bate-papo será dividido com a jornalista Fernanda Gentil, que abordará temas como carreira, reinvenção e desafios femininos.
Criado em 1985, o Sem Censura é uma das produções mais longevas da televisão pública brasileira. Foi idealizado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima (1933-2008) em um período em que o país, após duas décadas de ditadura militar, iniciava sua abertura política. Ao longo de quatro décadas, consolidou-se como espaço para debates culturais, entrevistas e análise de temas contemporâneos.


