Com um mês no ar, Êta Mundo Melhor! ainda não corresponde às expectativas da Globo. Mesmo após receber um horário em alta com o sucesso de Garota do Momento, a novela das seis não manteve os índices de audiência e acendeu o alerta na emissora. Em São Paulo, a média atual é de 19 pontos, segundo a Kantar Ibope Media. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores na capital paulista.
O folhetim protagonizado por Sergio Guizé começou com média semanal de 20 pontos, mas caiu para 18 nos últimos sete dias –uma redução de 10% desde a estreia. O cenário se repete em outras capitais. No Rio de Janeiro, a média é de 22 pontos, um abaixo da antecessora. Em Salvador, os índices caíram de 23 para 21 pontos, sinalizando um desempenho abaixo do esperado no mercado para a Globo.
Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o maior motivo de preocupação, porém, está fora da TV aberta. No streaming, Êta Mundo Melhor! não aparece entre os dez conteúdos mais consumidos do Globoplay nas últimas três semanas. A antecessora Garota do Momento figurava constantemente no top 3 da plataforma, com cenas repercutindo nas redes sociais –o que não se repetiu com a nova produção.
Para tentar reverter o cenário, a Globo estuda aumentar o número de chamadas de Êta Mundo Melhor! na programação a partir da próxima semana. Além disso, o folhetim deve passar por mudanças em agosto, com a entrada de novos personagens e alterações no enredo –nas redes sociais, a trama é criticada pela falta de história e é apontada como um remake de Êta Mundo Bom! (2016). A emissora aposta em uma virada na trama para recuperar o interesse do público.
Êta Mundo Melhor! é escrita por Walcyr Carrasco até o capítulo 30. A partir do capítulo 31, o texto será conduzido por Mauro Wilson, autor de Quanto Mais Vida Melhor (2021). A previsão é que a novela permaneça no ar até fevereiro de 2026. Até lá, a direção da emissora líder avalia possíveis ajustes de roteiro conforme a resposta do público nos próximos meses.


