A novela Dona Xepa, um dos maiores sucessos da carreira de Yara Cortes (1921–2002), será disponibilizada no Globoplay a partir do dia 25 de agosto. A trama, escrita por Gilberto Braga (1945-2021) e exibida originalmente em 1977, é mais uma adição ao Projeto Resgate, que resgata obras clássicas da teledramaturgia brasileira.
Baseada na peça homônima de Pedro Bloch, a história acompanha a vida de Dona Xepa (Yara Cortes), uma feirante batalhadora que cria os filhos Edson (Reynaldo Gonzaga) e Rosália (Nívea Maria) sozinha, enfrentando dificuldades para dar a eles uma boa educação. Mesmo em meio à escassez de recursos, Xepa faz tudo ao seu alcance para oferecer o melhor à família.
No entanto, após os filhos ascenderem socialmente, ela passa a ser alvo de rejeição e vergonha por parte dos próprios herdeiros. Edson, que sonha em ser escritor, enfrenta dificuldades para entrar no mercado. Rosália, por sua vez, busca status e se casa com Heitor (Rubens de Falco), um advogado bem-sucedido. A produção também contou com Edwin Luisi, Rubens de Falco (1931-2008), Cláudio Cavalcanti (1940-2013) e Ana Lúcia Torre nos papéis principais.
A chegada de Dona Xepa ao Globoplay acontece em um momento de redescoberta da obra de Yara Cortes. A atriz tem sido amplamente homenageada nas redes sociais por suas atuações nas reprises de História de Amor (1995) e A Viagem (1994), atualmente em exibição na faixa vespertina da TV Globo.


