A novela Êta Mundo Melhor!, exibida pela Globo na faixa das 18h, fará uma homenagem especial a Preta Gil (1974-2025) em dois capítulos. No episódio deste sábado (23), a personagem Dita, vivida por Jeniffer Nascimento, vai admirar um retrato da cantora nos corredores da rádio. A homenagem foi uma iniciativa da diretora artística Amora Mautner, amiga de infância de Preta.
“No cenário, tínhamos fotos de cantoras de rádio da época. Pedi que colocassem a imagem da Preta no lugar para fazer essa homenagem. Ela é minha referência de vida, minha irmã, meu sol. Estou aprendendo a viver sem ela, que ficará sempre dentro de mim”, afirmou Amora Mautner ao justificar a escolha.
Além da cena no estúdio da rádio, a imagem de Preta Gil também aparecerá na capa de uma revista fictícia nos capítulos da novela no próximo dia 30 de agosto. As referências à artista foram pensadas como um tributo póstumo à sua carreira e à importância de sua trajetória na cultura brasileira, em especial na música e na representatividade.
Recentemente, a artista também foi homenageada na abertura da novela Vale Tudo, em exibição no horário das 21h. A música Brasil, originalmente cantada por Gal Costa (1945–2022), foi substituída por uma versão interpretada por Preta Gil, como forma de reverenciar sua memória.
Morte de Preta Gil
Preta Gil morreu em 20 de julho de 2025, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. O diagnóstico foi confirmado em 2023, e a cantora passou por cirurgia, sessões de quimioterapia e radioterapia. Apesar de um período em que a doença entrou em remissão, ela teve metástase confirmada em agosto de 2024, o que agravou seu estado clínico.


