O jornalista Ricardo Ishmael, âncora do Jornal da Manhã na TV Bahia, afiliada da Globo, usou as redes sociais nesta sexta-feira (12) para denunciar um caso de intolerância religiosa. O apresentador compartilhou um story com a imagem de Xangô, orixá do candomblé, acompanhado da frase: “Nada escapa aos olhos de Xangô!”.
A publicação gerou reação preconceituosa de uma seguidora, que respondeu: “Tá repreendido que bicho é esse? Deus é mais forte”, disse. Ricardo Ishmael expôs o comentário e rebateu publicamente. “Print dado com sucesso! Você será devidamente processada por crime de racismo/intolerância religiosa. Aguarde a intimação. Tenha um bom dia… Se conseguir”, declarou.
Em outra publicação, o jornalista da afiliada da Globo reforçou sua posição. “Pois com racistas não se alivia!”, relatou. O comunicador da Globo é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e atua na área há mais de 20 anos. Já passou por funções como produção, edição e reportagem, onde chegou a ser reconhecido nacionalmente com os prêmios ABECIP Responsabilidade Social e Direitos Humanos da OAB/RS.
Como escritor, Ricardo Ishmael tem 6 livros publicados, um para adultos e cinco para o público infanto-juvenil. As obram somam mais de 100 mil exemplares vendidos e adotados por escolas. Além da formação em jornalismo, Ricardo também é licenciado em História pela Universidade Estadual (Uefs) e Roteiros para TV, Cinema e Vídeo (FJA).


