O Instituto Verificador de Comunicação (IVC) anunciou um novo serviço voltado à auditoria de transmissões em plataformas de streaming, com foco inicial no YouTube. O objetivo da iniciativa é oferecer a agências, anunciantes e plataformas parceiras dados verificados de forma independente sobre audiência e inserções publicitárias, com base em informações diretas do YouTube Studio. O primeiro canal auditado foi a Cazé TV.
O serviço da IVC funciona em dois pilares. O primeiro é voltado ao planejamento de mídia, com aferição de audiência por meio de dados como número de inscritos, visualizações, visitas, usuários únicos e tempo de exibição. As informações são retiradas diretamente da ferramenta de analytics da plataforma e apresentadas em relatórios detalhados, com destaque tanto para os resultados do canal quanto para os dados específicos de cada atração.
A segunda vertente do modelo foca na auditoria de campanhas publicitárias. Nesse formato, o IVC verifica se os anúncios contratados foram realmente exibidos durante as transmissões ao vivo. A medição considera qualquer tipo de inserção comercial veiculada no conteúdo e se restringe a canais parceiros do instituto. A informação é do Meio & Mensagem.
Cazé TV foi o primeiro canal auditado
O modelo de auditoria foi testado pela primeira vez durante a cobertura da Copa do Mundo de Clubes, com a Cazé TV, que se tornou o canal inaugural do projeto. O IVC teve acesso ao YouTube Studio do canal digital e gerou relatórios exclusivos para os anunciantes, as agências e o próprio canal.
O relatório da auditoria só pode ser acessado pelas partes envolvidas na operação da campanha: publisher, anunciante e agência. “Desde os últimos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, isso tem permeado grandes eventos esportivos não só no Brasil, mas em outros mercados do mundo e a Cazé TV é pioneira nesse tipo de transmissão”, disse Pedro Martins Silva, presidente-executivo do IVC.
“Isso tem atraído investimentos mais relevantes e os anunciantes buscam assegurar que esses recursos estejam sendo dirigidos para audiências verdadeiras. Para o IVC, isso complementa sua atuação nos mercados digitais, já trabalhados com auditoria para websites e DOOH”, destacou.


