EDIÇÃO REMASTERIZADA

A Escrava Isaura: Resumo dos capítulos de 15 a 20 de dezembro

Escrita por Tiago Santiago, a trama vai ao ar de segunda a sábado, às 15h30, depois da programação local da Record

Logotipo da novela A Escrava Isaura edição remasterizada com correntes, grãos de café e madeira ao fundo
A Escrava Isaura: saiba o resumo semanal da novela da Record (foto: Reprodução/Record)

Compartilhe:

Quer saber em primeira mão o que vai acontecer nos próximos capítulos da semana da novela A Escrava Isaura? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o resumo do que vai rolar em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!

Segunda-feira, 15 de dezembro
Capítulo 76
Álvaro fica nervoso quando Raimundo e Martinho dizem ser caçadores de escravos. Branca vibra quando os capangas de Leôncio revelam que Elvira (Isaura) é uma escrava. Leôncio perde uma pequena fortuna para Sebastião no pôquer. Sem saída, Isaura confessa na frente de todos que é uma escrava. Gabriel se enche de esperanças de voltar a andar. Branca e Estela humilham Isaura e a escrava desmaia. Geraldo tenta evitar que Martinho e Raimundo levem Isaura e diz que eles precisam apresentar uma procuração. Capturada, Moleca reencontra as crianças que sumiram do quilombo. Helena conta para Rosa que vai embora e as duas se despedem, emocionadas. Helena chega de madrugada na casa da condessa e pede ajuda para fugir, mas fica em choque quando Gabriel diz que Diogo sumiu.

Terça-feira, 16 de dezembro
Capítulo 77
Malvina fica irada ao saber que Leôncio perdeu uma fortuna no jogo e ofende o marido, fazendo chantagens. Isaura e Miguel contam toda sua história para Álvaro e Perpétua.  Na aldeia, Diogo continua sob os cuidados de um índio. Sebastião lamenta a ausência dos filhos e deixa Rosa entristecida ao falar sobre sua alforria. Álvaro diz que continua amando Isaura e irá protegê-la de tudo. Malvina abre uma correspondência que chegou para Leôncio. Rosa implora para Deus, para que o pai não morra. Sebastião recobra a consciência. Raimundo e Martinho ficam de tocaia para não deixar Isaura fugir. Tomásia chega à conclusão de que Raimundo atirou no Conde durante o duelo fatal. Malvina queima a mensagem que Martinho enviou para Leôncio.

Quarta-feira, 17 de dezembro
Capítulo 78
Álvaro diz que escreverá uma carta para Leôncio, pedindo que lhe venda Isaura. Branca e Estela discutem com Geraldo pelo rapaz ter defendido Isaura. Tomásia planeja um jantar para desmascarar Leôncio na frente da sociedade de Campos. Já o fazendeiro decide mandar um “presentinho” para a condessa. Paulo retorna para a fazenda sem Helena e cobra do coronel o dote pela união. Sebastião pensa em anular o casamento da filha com o médico. Rosa diz que gostaria de se casar com Paulo. Helena chega ao convento em Petrópolis. Isaura defende o pai e ameaça atentar contra a própria vida caso os capangas de Leôncio usem de violência. Álvaro pede que Geraldo o ajude a libertar Isaura. Chico entrega para Leôncio uma cópia da mensagem que Malvina queimou.

Quinta-feira, 18 de dezembro
Capítulo 79
Leôncio arma um plano para entregar os bombons envenenados para Tomásia. Álvaro fica indignado quando Geraldo fala que não há meios de ajudar Isaura a se livrar das garras de seu senhor. Bernardo fica arrasado quando Henrique conta que recebeu moedas falsas na venda do diamante. Perpétua discute com Branca e Estela por causa de Isaura. O jantar de Tomásia é um fiasco e ela fica arrasada, mas se surpreende com a chegada de Sebastião. O coronel entrega para a condessa a caixa de bombons que um mensageiro lhe deu na entrada da residência. Paulo fica enlouquecido por Rosa, mas ela resiste ao médico. Álvaro diz que pagará aos capitães do mato para que eles não levem Isaura de volta para Leôncio. Isaura entrega para Álvaro as joias que eram de Gertrudes, e o rapaz se emociona.

Sexta-feira, 19 de dezembro
Capítulo 80
Sebastião prova os bombons enviados pela “baronesa”, e imediatamente passa mal. Gioconda se desespera com a possiblidade da morte de Sebastião e se declara para ele. Bernardo tem a ideia de comprar Moleca e as crianças com as moedas falsas. Sebastião chega em casa passando muito mal e Rosa cuida do pai. Henrique compra Moleca e as crianças com as moedas falsas. Álvaro oferece a Raimundo e Martinho o dobro da quantia ofertada por Leôncio e pede que os dois deixem Isaura em paz. Leôncio comemora o fato de Sebastião ter comido os chocolates envenenados e torce pela morte do sogro. Tomásia descobre que foi Leôncio quem mandou os bombons com veneno. No convento, Helena escreve um diário. Diogo segue se recuperando na aldeia. Mesmo ressabiados, Martinho e Raimundo aceitam a proposta de Álvaro.

A trama de A Escrava Isaura

A Escrava Isaura narra a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha de Juliana (Valquíria Ribeiro) e Miguel (Jackson Antunes). Nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco), ela foi criada por Gertrudes (Norma Blum), que lhe deu educação e afeto. Apesar disso, Isaura é mantida na condição de escrava.

A jovem desperta inveja de Rosa (Patrícia França) e atrai a obsessão de Leôncio (Leopoldo Pacheco), herdeiro da fazenda. Mesmo casado com Malvina (Maria Ribeiro), ele insiste em conquistar Isaura, ignorando sua recusa. Rosa torna-se cúmplice de seus planos, intensificando a crueldade contra a rival.

Após a morte de Gertrudes e Almeida, Leôncio se apodera da vida de Isaura. Ele queima o testamento que concedia sua alforria e a obriga a trabalhar como escrava comum, impondo castigos e humilhações. Nem mesmo a proximidade com Henrique (Gabriel Gracindo), que também a deseja, traz alívio à sua dor.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge e passa a viver em São Paulo como Elvira. Nesse período, conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que conquista seu coração. No entanto, Leôncio descobre seu paradeiro, e a rivalidade com Branca (Renata Dominguez), prometida de Álvaro, ameaça a felicidade do casal.

A edição remasterizada da novela A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, após a programação local da Record.

Os resumos dos capítulos da novela A Escrava Isaura são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.