Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
COMO ESQUECER O EX

Globo some com íntegras do Domingão do Faustão do Globoplay

Imagem com foto do apresentador Faustão
Globo apagou íntegras das edições do Domingão do Faustão do Globoplay (foto: Globo/Reprodução)

Às vésperas da estreia de Fausto Silva no horário nobre da Band, a Globo sumiu com todas as íntegras do Domingão do Faustão (1989-2021) que estavam disponíveis no Globoplay. Por enquanto, apenas trechos da atração dominical continuam na plataforma de vídeos da emissora. A página dedicada aos vídeos das Vídeocassetadas também foi excluída pelo serviço. Procurada pelo TV Pop para esclarecer os motivos que levaram a essa decisão, a líder de audiência alega que se trata de uma exclusão automatizada — leia o posicionamento no final deste texto.

A Globo não tem como política remover do streaming os programas que saíram da programação. No acervo, há atrações que saíram do ar por baixa audiência, inclusive algumas que foram disponibilizadas em outras plataformas antecessoras ao Globoplay, como o globo.tv. Nem mesmo a edição do Domingão comandada por Tiago Leifert foi salva da decisão. Apenas trechos continuam no ar.

Em junho, o canal e Fausto Silva decidiram romper o acordo de mais de 32 anos depois que o apresentador anunciou publicamente que havia assinado com a Band para 2022. Para evitar dar vitrine a um contratado da concorrência, a Globo decidiu tirar o Domingão do ar e manter Faustão na geladeira até 31 de outubro. Neste período, ele continuou recebendo seu salário milionário mesmo fora do ar.

Na semana passada, a apresentadora da previsão do tempo do Jornal Nacional, Anne Lottermann, pediu demissão da Globo para integrar a equipe do Faustão na Band –que tem previsão de estreia para 17 de janeiro, às 20h30. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, do R7, Anne conversou diretamente com William Bonner e Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, antes de aceitar o convite da emissora paulista. Para seu lugar, a Globo promoveu a jornalista Eliana Marques, que até então comandava as notícias do tempo do Jornal Hoje.

A seguir, leia o posicionamento do Globoplay sobre a exclusão do acervo do Domingão do Faustão:

Vários programas da TV Globo têm suas íntegras despublicadas após 180 dias. Isso acontece por várias questões, como direitos, padrões de consumo, custos de armazenamento. O Domingão do Faustão é um desses programas, assim como The Voice Brasil, The Voice Kids, Esporte Espetacular, Globo Esporte. Não há nenhuma novidade na aplicação da regra, que é automática: após seis meses, a íntegra é despublicada sem intervenção humana.

Leia mais