Alcides é escorraçado por tentar dançar com Bruaca

PANTANAL

Alcides será uma figura à parte no casamento duplo de Juma e Jove, Tibério e Muda. O peão já um pouco bêbado, começará a escutar a banda tocar e apaixonado por Bruaca, pedirá para Tenório se ele lhe permitiria dançar com a sua mulher.

PANTANAL

Maria preocupada de levantar suspeitas no marido, brigará com o rapaz lhe perguntando quem tinha lhe dado essa liberdade e que era para ele sair para lá. O empregado se justificará que estava fazendo o certo, pedindo autorização para o seu marido.

PANTANAL

Tenório achará afrontoso o convite do rapaz e lhe perguntará se ele não se enxergava, já que era um peão de meia pataca. Depois dessa bronca de seu patrão, o peão os deixará sozinhos. O grileiro desabafará com a mulher que ia ter uma conversa muito séria com o funcionário, que era só o que faltava o peão perder o respeito.

PANTANAL

A mulher justificará a atitude do rapaz dizendo que quando ele bebe, fica deste jeito muito abusado, mas que não passava de um pobre coitado.

PANTANAL

O funcionário possesso por não ter conseguido dançar com a sua amada, ele arranjará mais confusão com Jove ao tentar obrigar Juma a dançar com ele. O filho de José Leôncio imobilizará o peão bêbado, lhe dando um soco e o deixando inconsciente.

PANTANAL