Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Já passou da hora de aceitar que Anitta é a menina do Rio

Anitta já divulgou os primeiros materiais promocionais de Girl From Rio (foto: Reprodução)
Anitta já divulgou os primeiros materiais promocionais de Girl From Rio (foto: Reprodução)

Garotas que sonham em fazer uma carreira como cantora e poder finalmente vislumbrar um futuro além daquele que a vida pode lhe proporcionar existem aos montes. Digo por mim que seria extremamente feliz que todas elas pudessem alcançar aquilo que desejam e até mais, para provarem a si mesmas e ao mundo, que lhe negava certos acessos, que são capazes de tudo. É exatamente isso que faz Anitta ser um exemplo, independente de qualquer opinião que as pessoas possam ter sobre sua postura, posicionamento, comportamento, entre outros.

A sua postura incomoda simplesmente porque Anitta não tem medo de dizer que não detém todo o conhecimento possível. Não é como se ela fosse uma pessoa ignorante, mas é a humildade de se colocar na posição de aprender diariamente aquilo que não domina. Domina, claro, porque tudo que se restringe à sua carreira e profissão depende totalmente do seu domínio e os resultados surgem a partir disso. Basicamente todos os artistas querem isso, mas não são capazes de bancar se estiverem presos a um contrato e não tiverem uma intuição boa o suficiente para fazer certas escolhas.

Um artista independente sofre com a falta de espaço, de atenção midiática, mas tem total controle criativo sobre seu trabalho. É uma escolha difícil entre ter mais investimento ou mais liberdade. Mas artistas como a carioca escolhem ter os dois. Isso gera uma dor de cabeça gigante, além de diversas noites mal dormidas. O que faz tudo isso valer a pena é saber que a recompensa será gigante também, na mesma proporção, em todos os âmbitos que pudermos analisar. E se você não tiver problema em se expor, siga em frente, porque isso pode até te atingir, mas vai fazer seu nome ganhar mais peso.

Foi assim que a carreira da nossa menina do Rio se tornou a maior que tivemos notícia na última década, ultrapassando limites que poucos conseguiram e com um passe livre entre estrelas mundiais da música que chega a assustar. Mesmo que Anitta sofra um certo desmerecimento em alas polarizadas do nosso país, é inegável que a sua rede internacional de contatos é de dar inveja. Seu próximo passo como cantora além do território brasileiro tem o envolvimento profissional de produtores e compositores que trabalharam com alguns dos maiores nomes do mercado, como Beyoncé, Rihanna, Mariah Carey, Katy Perry, Little Mix, entre outros.

Mas trabalhar com nomes gigantes da música é talvez um trunfo de quem sempre tem uma carta na manga para seus lançamentos. Você se lembra da campanha para o clipe de Bang? Ou a ansiedade para assistir ao clipe de uma música que ninguém sabia o nome e se tornou um de seus maiores hits, conhecido como Vai Malandra? A tática para lançar Girl From Rio é basicamente a mesma, mas com muita simplicidade e capacidade de entender os ícones culturais que o Rio de Janeiro proporcionou, basicamente uma celebração do que é ser carioca. Esse orgulho é uma inspiração e uma porta de muita esperança para que as pessoas fora do Brasil enxerguem Anitta como uma cantora original no meio de tantas que temos América Latina afora.

Você pode até não torcer pelo sucesso da carreira dela ou achar que não é grande coisa o que ela tem feito, mas aqui vai um aviso: já é hora de aceitar que a escalada de um ícone pop nacional não acaba por aqui, enquanto ela não quiser que acabe. Ela é o nosso maior expoente, nada mais justo que seja conhecida como Anitta, a menina do Rio.

Gabriel Bueno é publicitário de formação, atua no mercado desde 2013 nas áreas de criação, mídia e produção. Viciado em acompanhar música, sempre disposto a comentar premiações, álbuns, videoclipes e tudo que envolve o meio musical. É o autor da coluna Decifrando, publicada no TV Pop. Siga o colunista no Twitter: @GabrielGBueno_. Leia aqui o histórico do colunista no site.

Leia mais