O CRAVO E A ROSA
Calixto passará a ter problemas com Lindinha e com o jeito da jovem. Ao questionar a sobrinha de quem ela gosta e pedir que a menina não se aproxime mais de Januário, a mulher o tio irão acabar discutindo feio.
O CRAVO E A ROSA
Mimosa se aproximará e dirá que ouviu uma discussão e foi constatar o que havia ocorrido. Mimosa dirá ao homem que essas discussões com Lindinha são frutos de uma falta de casamento dele. Se ele tivesse se casado com uma mulher respeitada e admirável, provavelmente essa mulher poderia dar bons conselhos para Lindinha.
O CRAVO E A ROSA
O homem ofenderá Mimosa dizendo que não existe mulheres boas e respeitadas naquele lugar. A ex-empregada de Batista se revoltará com a ofensa. “Assim você me ofende, Calixto”, decretará ela.
O CRAVO E A ROSA
“Mas dona Mimosa… A senhora está me dizendo que eu deveria me casar com você?”, questionará ele. “Jamais diria isso porque o homem que tem que fazer o pedido”, dirá ela.
O CRAVO E A ROSA
“A senhora me desculpe, mas mesmo que você fosse a última mulher do mundo eu não poderia me casar com a senhora”, sentenciará ele.
O CRAVO E A ROSA
“Se quando eu beijo, a senhora desmaia, imagina o que iria acontecer na lua de mel? A senhora morria!”, dirá Calixto.
O CRAVO E A ROSA